Geral

Aquavitalidade: APAE lança projeto de hidroginástica adaptada para idosos com deficiência em Cocal do Sul

O lançamento ocorreu na tarde desta quarta-feira e contou com apoio do Governo Municipal e IGK.

Na tarde desta quarta-feira (10), o Centro DIA do Idoso em Cocal do Sul foi palco do lançamento oficial do projeto “Aquavitalidade”, uma iniciativa da APAE do município em parceria com o Governo Municipal e o Instituto Guga Kuerten (IGK). Este projeto visa oferecer hidroginástica adaptada para idosos com deficiência atendidos pela APAE, proporcionando-lhes uma oportunidade divertida de melhorar sua saúde e bem-estar.

O evento de lançamento contou com a presença de Alice Kuerten, presidente do IGK, e Silvana Silveira Medeiros, superintendente executiva do Instituto, além de alunos e colaboradores da APAE, população e autoridades do município. O projeto recebeu investimento do IGK de R$ 24 mil para a aquisição de toucas, maiôs, bermudas, meias, toalhas, roupões e fraldas de látex, além de materiais de apoio como halteres, bandagens e espaguetes. O local com piscina aquecida é oferecido pela Prefeitura, além de um profissional para auxiliar nas atividades.

“Cerca de 30 alunos idosos serão beneficiados com este projeto. A APAE já vinha desenvolvendo atividades em parceria com o Centro DIA, mas agora, com os materiais próprios para a prática da hidroginástica, a atividade se tornará ainda mais especial. Vimos a felicidade dos nossos alunos neste primeiro dia utilizando as roupas de banho e os materiais na piscina, e isso nos motiva a continuar buscando cada vez mais projetos para o bem-estar deles. Obrigada ao IGK por mais esta parceria e por todo carinho com a educação especial”, destaca a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola.

A professora de psicomotricidade da APAE, Tatiane Koerich Mesquita, lembra que o projeto “Aquavitalidade” foi especialmente projetado para atender às necessidades específicas dos idosos com deficiência. “Os exercícios oferecem uma série de benefícios, como melhora da mobilidade e flexibilidade, fortalecimento da musculatura, redução do risco de quedas, melhoria da circulação sanguínea, alívio de dores articulares e musculares, além de promover o bem-estar emocional e fortalecer os laços sociais”, explica.

Atualmente, cerca de 30 idosos estão participando ativamente do projeto, sendo que o público-alvo são os alunos matriculados e que frequentam a APAE de Cocal do Sul, com deficiência intelectual, múltipla ou física, que estão em processo de envelhecimento e se encontram na faixa etária específica.

“O Instituto Guga tem projetos em 189 municípios do estado de Santa Catarina, então nós temos cerca de 600 projetos e é um grande prazer poder colaborar com todas as instituições que atendem pessoas com deficiência”, ressalta a Presidente do IGK, Alice Kuerten. Ela comenta o quanto se orgulha de ver um espaço como o Centro DIA, que já foi uma sala vazia, sendo utilizado para um projeto tão bonito de inclusão.

Os benefícios da Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física de baixo impacto reconhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde, incluindo melhora da mobilidade, flexibilidade, força muscular, circulação sanguínea e bem-estar emocional. No entanto, muitos idosos com deficiência enfrentam desafios para participar de atividades físicas convencionais, o que pode levar a um estilo de vida sedentário e agravar problemas de saúde.

 

“Com o projeto Aquavitalidade, oferecemos uma alternativa acessível e adaptada para que esses idosos possam se exercitar e melhorar sua qualidade de vida, demonstrando que a inclusão e o cuidado com a saúde devem ser acessíveis a todos”, afirma a professora de psicomotricidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo