Geral

“O vício do século” alerta para a dependência tecnológica

Você sente a necessidade de checar o smartphone a todo momento, fica ansioso sem internet, nunca desliga o celular, nem mesmo para dormir?

Atenção, pois estes são sinais que você pode estar sofrendo com nomofobia (no + mobile + phobia), doença que surgiu a partir do uso massivo das tecnologias e que cresce no mundo todo. Este é apenas um dos capítulos do livro “O vício do século” (2020), escrito pelo empreendedor catarinense Ítalo Fogaça e que aborda como o celular e as redes sociais afetam a nossa vida, sem que sequer tenhamos consciência disso.

“Existem pessoas que ficam o dia inteiro com o celular nas mãos respondendo mensagens ou conectadas nas redes sociais. No entanto, elas não estão fazendo uso inteligente do tempo. Elas simplesmente estão usando com coisas que não agregam em nada nos seus propósitos de vida. E isso acaba destruindo o futuro desta pessoa, sem que ela sequer se dê conta”, alerta o autor.

A dependência se tornou ainda mais preocupante com o isolamento social. Uma pesquisa da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, apontou que o uso das redes socais teve crescimento de 40%  na pandemia. “A maioria quer mostrar a vida perfeita, quando sabemos que a vida não é feita apenas de momentos felizes. E é justamente com esse mundo de fantasia que as pessoas gastam um tempo imenso. Nunca me atraiu fazer parte desta ilusão”, confessa Ítalo, que teve o primeiro contato com as redes sociais em 2009, mas nunca fez parte de nenhuma. “Eu via o grande crescimento de usuários e o quanto eles estavam desperdiçando as suas vidas olhando a vida dos outros”, justifica.

O livro tem 38 capítulos que abordam temas como os malefícios físicos, psicológicos e emocionais em todas as idades. A Internet, inclusive, já superou o cigarro como a coisa mais viciante criada pela humanidade. De acordo com o escritor, existe manipulação das próprias empresas com a nossa atenção. “Somos marionetes destas corporações e no livro mostro como as pessoas estão desperdiçando o seu bem mais precioso que é o tempo”, lamenta. “E é nossa responsabilidade usar o tempo da melhor maneira possível para termos uma vida que seja de fato a que sonhamos”, finaliza.

Saiba aonde adquirir o livro:

*Lá Fontaine Farol Shopping

*Consulado de Tubarão

*Livraria Fátima de Criciúma e Araranguá

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo