EsporteSaúde

Treinar em casa veio para ficar: Fortaleça seu aplicativo de saúde e bem-estar com estas estratégias de retenção

Ano Novo é sinônimo de auto aperfeiçoamento, com consumidores querendo melhorar sua saúde física e mental, melhorando o seu bem-estar. Para os aplicativos mobile, isso significa que as instalações, sessões e engajamento em aplicativos de saúde, fitness e bem-estar passam a ter o seu auge em janeiro, antes de decair gradualmente pelo resto do ano.

om a pandemia de Covid-19 forçando o fechamento de academias, a população mundial se acostumou a treinar em casa com aplicativos mobile, orientando em exercícios de cardio, treinos de força e meditação guiada. Na última semana de 2020, quando boa parte do mundo estava sob as restrições da quarentena, a Adjust registrou um aumento de 67% nos downloads de aplicativos de saúde e fitness.

E essa tendência veio para ficar. Uma recente pesquisa do consumidor do Gympass revelou que 83% dos norte-americanos estão dispostos a se exercitar em casa após a pandemia, enquanto o TD Ameritrade descobriu que 59% não têm planos de retornar à academia.

Para os aplicativos de saúde e fitness, o objetivo é evitar o efeito de alta e queda típico de janeiro. Em vez de retirar dinheiro da aquisição de usuários (UA, na sigla em inglês), eles estão se concentrando mais na retenção e monetização através de assinaturas. Os estrategistas de marketing querem criar fidelização e confiança em seus membros a fim de aumentar a frequência das visitas ou o consumo de conteúdos dentro do aplicativo.

 Aproveite os picos em instalações

As instalações de aplicativos de saúde e fitness em janeiro de 2020 foram relativamente altas (5,8% acima da média anual), mas as sessões não cresceram. Os lockdowns atingiram o auge de março a maio e o volume de instalações, também. Em sequência, houve um queda, porém não na mesma extensão que a vista em janeiro.

Mas quando as restrições da quarentena foram atenuadas em julho de 2020, as instalações tiveram um crescimento de 7% em relação a 2019, com um aumento de 61% nas sessões. Os usuários adquiridos estavam mais dispostos a continuar ativos no aplicativo — adaptando-se ao “novo normal”. Uma estratégia de retenção sólida é fundamental após esse volume alto de eventos de instalação.

Estratégias de retenção que você precisa conhecer

Para manter os consumidores recém-adquiridos, os profissionais de marketing precisam de estratégias sólidas de retenção. Comece aprendendo os hábitos de consumo e invista nisso. Teste e aprenda — uma medalha aqui, uma recompensa pela fidelidade lá. Desenvolva uma estratégia de onboarding personalizada

Aqui você pode usar informações, incluindo gênero, faixa etária, localidade, esporte favorito, nível de fitness etc., para criar uma experiência personalizada no aplicativo e incentivar a retenção desde o primeiro dia. Quanto mais você entender sobre seus usuários e suas preferências de exercícios, mais perto você está de oferecer uma experiência personalizada.

Use iniciativas de retenção in-app

Crie mecanismos para incentivar os usuários a abrir o aplicativo regularmente. Um exemplo comum é quando os usuários são recompensados por engajar com o aplicativo por um número específico de dias. Recompensas incluem pontos pela fidelidade, troféus, medalhas e recursos premium. A Nike oferece aos usuários a chance de participar de sorteios de edições limitadas de tênis — uma maneira inteligente de trazer, para o aplicativo, a sensação de estar em uma loja.

Implemente notificações push e mensagens in-app

O CleverTap lançou recentemente uma pesquisa de marketing revelando que quase 80% das empresas usam notificações push para manter seus consumidores engajados com o aplicativo. Para uma comunicação eficaz, solicite as permissões corretas e otimize para descobrir o número perfeito de notificações a enviar no momento certo. Isso garante que você está incentivando e motivando seus usuários a atingir suas metas de saúde e fitness com o aplicativo — em vez de aborrecê-los com mensagens irrelevantes ou inoportunas.

Assinaturas: a nova “inscrição em uma academia”

Operar com um modelo de assinatura faz todo sentido para aplicativos de saúde e fitness, uma vez que os usuários já estão acostumados a pagar mensalidades por academias e estúdios. Uma vez que muitos locais de treinamento estão fechados sem previsão de abertura, o orçamento pessoal que antes era alocado para eles está agora livre.

Uma pesquisa recente da Adjust descobriu que os usuários gastam, em média, US$ 20,78 por mês em assinaturas, com a Geração Z e os millennials relatando ter parado de pagar por serviços como academias de ginástica, para comprar assinaturas em serviços de aplicativos mobile. Uma forma de ganhar vantagem nesse espaço cada vez mais competitivo é oferecendo testes gratuitos.

Entender o comportamento do usuário é essencial para a retenção

Os dados de instalação e uso são essenciais para entender o funil de conversão e a jornada do consumidor completa — quando um consumidor inicia um teste gratuito, quando ele se torna um consumidor pagante, pausa uma assinatura ou, até mesmo, tem algum problema na hora do pagamento. Maior visibilidade significa a capacidade de investir com segurança nos canais certos, corrigir a jornada do usuário para evitar rotatividade e, sobretudo, aumentar o LTV dos seus membros.

Implemente essas estratégias e você será capaz de construir uma base de consumidores mais leais. Afinal, ser capaz de aumentar a força física ou a agilidade mental do conforto de sua casa faz valer a pena as mudanças de tendências trazidas pela pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo