GeralPolítica

Diego Pires aprova projeto que conscientiza mulheres a escolherem forma de parto

Um projeto em que fica instituída em Araranguá uma política de conscientização da  Parturiante ao parto normal ou cesariana foi aprovado pelos vereadores na primeira sessão do mês de maio de 2021 na Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá. A proposta é do vereador e presidente do Legislativo Diego Pires (PDT).

O presidente afirma que com uma política de conscientização instituída as grávidas araranguaenses poderão ter o direito de optar pelo parto que preferem realizar. “Nosso principal objetivo é dar voz às mulheres que e que seja garantido o direito da sua decisão. Temos relatos de mulheres que em tempos atuais ainda sofrem por não possuírem condição financeira em fazer uma cesárea particular e tendo então que esperar por um parto normal”, disse.

A proposta é baseada em determinações federais. “Existe no Brasil a resolução nº 2.144, do Conselho Federal de Medicina que deixa claro que o médico pode sim atender ao desejo da mulher e realizar a cesariana, desde que a gestação esteja no mínimo com 39 semanas, e com o pré-natal em dia. Sabendo disso, essa política municipal se torna ainda mais importante”, defende Pires.

O vereador ainda destaca que as unidades hospitalares deverão expor a possibilidade de decisão. “Nosso projeto coloca que as maternidades, hospitais e afins devem informar em local visível o direito da gestante e sua autonomia na decisão”, finaliza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo