Você sabe o que é um aluno com altas habilidades/superdotação? E mais: você imagina como identificar um desses alunos? Para apoiar educadores na identificação e desenvolvimento destes talentos acadêmicos, o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, realiza neste mês de maio o 14º Encontro com Educadores da Rede Pública, com tema “Altas Habilidades/Superdotação: identificação, desafios e práticas para o professor desenvolver estudantes do fundamental II no ensino remoto”, que será realizado nos dias 18, 19, 20 e 22 de maio, com inscrição gratuita, aberta a professores e profissionais da educação de todo o Brasil.
O Encontro reunirá especialistas de diversas áreas da educação, expondo, em quatro painéis, temas importantes para promover reflexão sobre o papel do professor enquanto facilitador no ensino remoto, para que o aluno seja protagonista do processo de ensino e aprendizagem, principalmente em casos de alunos com altas habilidades/superdotação.
No dia 18 de maio, os participantes poderão conferir o primeiro painel, com o tema “Altas Habilidades/Superdotação: aspectos gerais e identificação em tempos de ensino remoto”, ministrado pelas professoras Cristina Delou e Christina Cupertino, do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Posteriormente, em 19 de maio, alunos de destaque do Ismart farão parte do painel “Com a palavra, os alunos Ismart: determinação, superação e conquistas de jovens com altas habilidades na jornada Ismart”.
Para a profª drª Cristina Delou, os educadores têm um papel fundamental na identificação dos alunos com altas habilidades. “Observação e sensibilidade são duas características inerentes a educadores e fundamentais para identificar alunos superdotados no dia a dia. O potencial dos educadores para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação é muito elevado porque, depois da família, são eles que passam mais tempo com os alunos em atividades individuais e coletivas, podendo apreciar com extrema fidelidade aqueles que se destacam em suas áreas especializadas de conhecimento”, destaca Cristina.
Os professores e a educação a distância
No dia 20 de maio, o painel “Com a palavra, o professor: encarando os desafios e ampliando oportunidades para estudantes com altas habilidades/superdotação”, ministrado pelas professoras Kátia Machinez (RJ), Ana Carolina Faria, da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (SME-SJC) e Rosália Aparecida Oliveira (SP) mostrará como as boas práticas de professores engajados com a preparação de estudantes para boas oportunidades são fundamentais no processo.
O evento será finalizado com o painel “Conexão e Transformação: metodologias e ferramentas de ensino remoto para apoiar professores no desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação”, no dia 22 de maio, com apresentação do professorJosé Moran, da USP; Lívia Felizardo, da Mais Educação, Menos Distância, e da diretora executiva do Ismart, Mariana Rego Monteiro.
A participação dos professores nesse processo de identificação de alunos é fundamental e primordial para a formação dos futuros cidadãos, principalmente quando os envolvidos estudam em escolas públicas.
No caso da rede pública, é importante destacar que eles são parceiros essenciais no trabalho do Ismart. O 14º Encontro com Educadores é uma maneira de compartilhar aprendizados e conhecimento sobre altas habilidades/superdotação, fazendo a diferença no desenvolvimento de professores e, consequentemente, na vida escolar de estudantes com altas habilidades acadêmicas.
Informações gerais
14º Encontro com Educadores da Rede Pública
Tema | “Altas Habilidades/Superdotação: identificação, desafios e práticas para o professor desenvolver estudantes do fundamental II no ensino remoto”
Data | 18, 19, 20 e 22 de maio de 2021
Horário | 18, 19 e 20/05 às 18h | 22/05 às 10h
Local | http://www.educadores.ismart.org.br/
Como se inscrever | http://www.educadores.ismart.org.br/ (inscrições gratuitas)
Sobre o Ismart
O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1999 com o objetivo de identificar jovens talentos de baixa renda e conceder bolsas de estudos presenciais e online, além de um programa de desenvolvimento pessoal que pode durar até o fim da graduação. Atualmente, o Ismart atua nas cidades de Belo Horizonte, Cotia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
A missão do Ismart é concretizar o potencial desses jovens para que, no futuro, possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. Ao longo destes 22 anos, o Ismart segue inspirando e promovendo a cultura do esforço e do protagonismo entre jovens talentos de baixa renda e isso se traduz em números: mais de 7 mil bolsistas beneficiados e 90% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil e do mundo.