Alunos do Clube Jovem Empreendedor apresentam trabalhos na 2ª Feira de Empreendedorismo Estudantil de Criciúma
Evento reuniu aproximadamente 170 estudantes na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic)
Os estudantes do Projeto Clube Jovem Empreendedor, da rede municipal de ensino de Criciúma, tiveram a chance de apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano na 2ª Feira de Empreendedorismo Estudantil. O evento aconteceu nesta terça-feira (11), na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e contou com a participação de aproximadamente 170 alunos dos sextos e sétimos anos, de 13 clubes das escolas municipais. O tema deste ano foi “Soluções Sustentáveis”.
A Feira de Empreendedorismo Estudantil é uma das atividades do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), da Educação Empreendedora do Sebrae, implantada na rede municipal de ensino por meio dos clubes. Durante o ano, cada clube teve a oportunidade de visitar uma empresa da região carbonífera, com base nos conhecimentos abordados em sala de aula. A partir disso, os estudantes criaram soluções sustentáveis para aplicação nas escolas de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), inspiradas na empresa que os apadrinhou.
O secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso, representou o prefeito Clésio Salvaro no evento e destacou a importância do projeto, que prepara o estudante para o mercado de trabalho por meio de uma metodologia prática e inovadora. “A diferença entre uma criança criativa e outra que não é, é que da criativa não lhe foi tirado o poder de criar. A função desse projeto é devolver a cada uma dessas mentes o poder de criar, a liberdade de pensar, de inventar, reinventar e refazer”, ressaltou Cardoso.
Durante o evento, alunos dos 13 clubes subiram ao palco, junto com professores e membros da equipe diretiva, para apresentar e entregar as soluções desenvolvidas aos representantes das empresas parceiras. “O momento foi importante para fortalecer o contato dos estudantes com os empresários. Esses jovens mostraram o poder transformador da educação empreendedora na rede pública. Que possamos ver muitos frutos desse trabalho nos próximos anos”, declarou a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols.
A 2ª Feira de Empreendedorismo Estudantil contou, mais uma vez, com a parceria da Acic. O presidente da instituição, Valcir José Zanette, destacou o trabalho dos gestores da educação, dos professores envolvidos no projeto e o compromisso dos representantes das empresas parceiras com os estudantes. “Nós trabalhamos aqui na Acic vários eixos, o primeiro é relacionado à educação básica e ao ensino profissionalizante. O que realmente nos deixa feliz em estar aqui é ver os resultados. Gestores, professores, alunos, vamos continuar nessa batida porque tem muita coisa para acontecer. A Acic abraçou essa bandeira, nós estaremos sempre juntos”, pontuou Zanette.
Mostra das oficinas do Jardim Sensorial
A feira exibiu, ainda, a mostra das oficinas do Jardim Sensorial, desenvolvida por estudantes dos primeiros e segundos anos de 19 escolas em tempo integral do município, mais uma ação do programa Educação Empreendedora em Criciúma. Segundo a coordenadora pedagógica geral da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala, o evento foi essencial para observar a evolução dos estudantes.
“A mostra registra o impacto social e ambiental do projeto desenvolvido nas escolas. Iniciamos o trabalho com o empreendedorismo nos primeiros anos do ensino fundamental, desenvolvendo habilidades que envolvem a criatividade e a inovação”, explicou a coordenadora.
Educação Empreendedora
O projeto Educação Empreendedora é aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae, e oferece às crianças e adolescentes atividades voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras. O objetivo é ensinar habilidades empreendedoras que preparem o estudante para o mercado de trabalho de forma mais sustentável. As atividades dos clubes envolvem oficinas, cursos e jogos que despertam o empreendedorismo.