O aperto no peito, as noites de insônia, a angústia e o choro preso na garganta em momentos aleatórios do dia, o medo que domina. Esses sintomas que chegam devagar e, de repente, te impedem de seguir com a rotina normalmente até chegar a um ponto de achar que está tendo um infarto por causa da taquicardia e a falta de ar.
Estes são os sinais mais comuns do transtorno de ansiedade. Essa que nos últimos tempos tem atingido a população mundial, mas principalmente a brasileira. De acordo com uma pesquisa feita em 2020, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% dos brasileiros apresentaram sintomas graves de ansiedade, enquanto na Itália e China o percentual é de 30%.
O livro Ansiedade: Histórias reais sobre como conviver com o transtorno, de autoria da jornalista e escritora brasiliense Thalía Magalhães, traz depoimentos de pessoas diagnosticadas com diferentes tipos de transtorno de ansiedade, lugares e idades com a intenção de mostrar que com as ferramentas necessárias é possível ter uma vida saudável, apesar dos percalços que essa patologia causa. A obra tem o prefácio do neurologista e escritor Leandro Teles e comentários de Bianca Oliveira – jornalista autora do podcast Coisas sobre você.
De acordo com a escritora Thalía Magalhães, a motivação para escrever o livro surgiu quando ela escreveu o livro-reportagem como um trabalho de conclusão de curso, inspirado no seu próprio diagnóstico de ansiedade. “A partir daí, inspirei-me na ansiedade por conviver com ela, por ver que na época era um assunto que merecia ser mais explorado, mas não de forma científica porque esta já é bastante comentada nas mídias, e sim de forma humana. Outro fator que me fez escolher escrever sobre a ansiedade foi a vontade de expressar como uma mente ansiosa vive no cotidiano”.
A escritora considera que o seu livro é uma oportunidade de dar voz as pessoas que vivem com o mesmo diagnóstico, e enfrentam dificuldades para lidar com os transtornos. “O diferencial do meu livro é abordar a ansiedade não apenas como uma patologia, mas como algo que faz parte da vida de muitas pessoas mundialmente. Por isso, ele traz histórias de pessoas reais com idades, profissões, situação socioeconômica, gênero, sexualidade e transtorno de ansiedade diferentes que aprenderam a conviver com o transtorno e hoje podem dizer, assim como eu, que são felizes mesmo com esse diagnóstico, pois buscaram tratar os sintomas e entender o que os causam. Dessa forma, ele traz uma mensagem positiva e otimista sobre essa doença que se faz cada mais presente no nosso cotidiano”, explica.
Sobre a autora
Thalía Magalhães, é jornalista, formada pela UNIP-DF. Encontrou na profissão e na literatura o encaixe perfeito para contar e conhecer novas histórias. Dessa forma, pôde compartilhar com outras pessoas a experiência de viver e vencer as diversas faces do transtorno de ansiedade no dia a dia. Sabe quão difícil é conviver com a dor da ansiedade. Assim, o jornalismo a acolheu quando notou que podia dividir com o outro, através das histórias de outras pessoas, como dói viver com esse transtorno, mas que ainda sim é possível ter uma vida com respiro e alegria.