Vereadores autorizam a criação da Central de Empregos para Pessoas com Deficiência em Forquilhinha
A criação de uma Central de Empregos para Pessoas com Deficiência foi aprovada nesta segunda-feira, 21, pelos vereadores de Forquilhinha. O Projeto de Lei PL nº 06/2021, de autoria do vereador Marcos Rocha Macedo (PDT), visa facilitar o acesso dos profissionais com deficiência ao mercado de trabalho.
A proposta autoriza o Poder Executivo a criar, no âmbito da Secretaria de Administração e Finanças, uma Central de Empregos para o recebimento do cadastro dos candidatos. “A criação desta Central vai estabelecer um elo entre os recrutadores e as pessoas com deficiência fomentado a ocupação das vagas existentes”, justifica o vereador Marcos Rocha Macedo.
A iniciativa foi bem recebida pelos demais vereadores. “Acredito que o prefeito não vai se opor em regulamentar esse projeto que beneficia diretamente as pessoas com deficiência”, comenta a vereadora Ivone Minatto (PSD). “Se for colocado em prática pelo Poder Executivo, será mais uma opção de confiança para as empresas ofertarem as vagas e chamar os candidatos”, acrescenta o vereador José Nardi (PSD).
A Lei Federal nº 8.213/91 impõe que empresas com mais de 100 empregados devem ter de 2% a 5% das suas vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD). “Algumas vagas deixam de ser preenchidas não por falta de vontade do empregador, mas sim pela dificuldade de achar os candidatos. O banco de dados disponibilizado pela Central de Empregos vai contribuir e muito, com os empregadores e trabalhadores de Forquilhinha”, destaca o presidente da Câmara de Vereadores, Célio Elias (PT).