Educação aplica avaliações diagnósticas para analisar o aprendizado dos alunos
A Secretaria Municipal de Educação está aplicando uma avaliação diagnóstica com, aproximadamente, cinco mil alunos dos 4º, 5º e 9º anos de 52 escolas municipais. A aplicação da avaliação iniciou na quinta-feira (1º) e será aplicada também na sexta-feira (2). O objetivo é analisar a aprendizagem dos estudantes no contexto de pandemia, provada pela Covid-19.
Com os resultados das avaliações, a Secretaria Municipal de Educação terá subsídio sobre as ações que deverão ser realizadas para superar as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas, e, assim combater a evasão dos estudantes.
“Já estamos realizando medidas para recuperar aprendizagem dos alunos. Entre as ações, iniciarão na próxima segunda-feira (5), aulas de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno escolar, para os estudantes que apresentaram dificuldades. Mas após a avaliação, serão desenvolvidas ainda mais iniciativas com esse objetivo”, explicou o secretário municipal, Miri Dagostim.
As avaliações serão referentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nessa quinta-feira foi a prova de Língua Portuguesa e nesta sexta-feira (2) será aplicada a avaliação de Matemática.