Educação

Livro de psicoterapeuta é o retrato da mentalidade coletiva atual

Doutor em Comunicação e Cultura e Especialista em Psicologia Junguiana, Leonardo Torres lança “Contágio Psíquico: a loucura das massas e suas reverberações na mídia”

O que antes era chamado de Histeria Coletiva, Possessão Coletiva e outros termos, agora é aprofundado pelo Psicoterapeuta Junguiano Leonardo Torres em seu livro, “Contágio Psíquico: a loucura das massas e suas reverberações na mídia”. O autor, que também é Doutor em Comunicação e Cultura e Especialista em Psicologia Junguiana, parte da afirmação de que a humanidade nunca foi inteiramente lúcida. “O ser humano é o único animal que chora de felicidade; ri de ódio; diz ‘eu te amo’ sem amar; diz ‘eu não me importo’ importando-se demasiadamente”, explica.

O livro é um tratado sobre a loucura coletiva desde a Idade Média até o século XXI e que elucida, pelo viés da Psicologia, Antropologia e dos estudos da Comunicação, fenômenos como o levante do nazifacismo, o negacionismo e outros que eclodiram recentemente. Mas não somente isso: para Leonardo Torres, trazendo estudos da Neurociência, o contágio psíquico ocorre a todo momento, variando seu nível de impacto. Por exemplo: o contágio pode ocorrer desde indivíduos bocejando até casos graves de violência, como nos linchamentos.

O autor mergulha na História da Humanidade e na sua necessidade de pertencimento para entender como grupos, sociedades e nações, fisicamente ou on-line, contagiam entre si emoções, sentimentos e pensamentos, promovendo comportamentos absurdos: de danças coletivas que levam à morte; freiras miando para a lua; linchamentos em plena atualidade; desmaios coletivos e muitos outros.

“Com a paixão de quem se entrega ao seu objetivo, o autor nos oferece uma reflexão provocativa e bem construída, fruto do duro trabalho de pesquisa, aliado a uma intuição afinada. Enfim, um livro generoso que faz valer o tempo que a ele dedicamos”, comenta Malena Contrera, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e líder do Grupo de Pesquisa Estudos do Imaginário pela Universidade Paulista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo