Educação

Inscrições para ouvintes no Congresso Ibero-Americano da Unesc já estão abertas

As inscrições para aqueles que tiverem o interesse de participar como ouvintes do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, já estão abertas e encerram no dia 9 de agosto. Debates qualificados em torno dos “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas” integrarão a quarta edição do evento. O congresso, adiado em 2020 em virtude da pandemia, será realizado de forma virtual de 23 a 27 de agosto com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais com palestras, mesas redondas e grupos de trabalho abertos à toda a comunidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.unesc.net/portal/iv-congresso-ibero-americano.

Nesta quarta edição, o evento contará com conferências, mesas redondas e minicursos. O período de submissão de trabalhos foi encerrado ainda em 2020 e já mostra o sucesso do Congresso, que conta neste ano com recorde de inscritos e números expressivos de participantes mestres, doutores e pesquisadores.

No total são quase dois mil participantes cadastrados, entre professores e professoras da Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das Humanidades, Ciências e Educação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências das Engenharias e Tecnologias. Os números totais representam praticamente o dobro de participantes com relação à última edição e o expressivo aumento das participações internacionais. A coordenação do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação é de responsabilidade da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências Ambientais.

Quase 80 abordagens em diferentes áreas do conhecimento

As discussões que serão propostas nesta edição, conforme a presidente da Comissão Organizadora, Giani Rabelo, tem o objetivo de socializar temáticas emergentes no campo da Educação em diálogo com as diversas áreas do conhecimento. No total serão quase 80 grupos temáticos ao longo dos quatro dias de evento.

De acordo com Giani, no último ano, a comissão organizadora se envolveu em uma intensa preparação para que o Congresso possa integrar ao calendário acadêmico das grandes Instituições do país e reunir importantes nomes da pesquisa nacional e internacional.

 

“Temos nos debruçado neste trabalho dia após dia para oferecer o melhor no evento. É um grande desafio, ampliado em virtude do adiamento, mas estamos juntos construindo mais uma edição de muito conhecimento compartilhado”, destaca.

 

A trajetória do Congresso Ibero-Americano, iniciado em 2014, mostra a consolidação do projeto que busca reunir, por meio da Unesc, estudantes e pesquisadores dispostos a debater e compartilhar conhecimento acerca das temáticas propostas. A cada edição os assuntos foram escolhidos com o objetivo de criar um debate profícuo e atual, Perspectivas Contemporâneas, em 2014; Políticas de Formação, em 2016; Produção e democratização do conhecimento, respectivamente, em 2018.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo