CRICIÚMA WEATHER

Acic e Cedup aproximam estudantes do mercado com visitas a empresas

Iniciativa integra teoria e prática, estimula o empreendedorismo e abre portas para o futuro profissional dos alunos

O Projeto I9, parceria entre o Cedup Abílio Paulo e a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), segue cumprindo seu papel de aproximar os jovens da realidade do mercado de trabalho. Após o lançamento oficial, com uma palestra sobre inovação e empregabilidade, os alunos agora estão vivendo na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. 

 

Nos últimos dias, turmas do projeto visitaram quatro empresas da região: Rio Deserto, Amore Lingerie, Bitenfer e UfoWay. As visitas técnicas permitiram que os estudantes conhecessem diferentes setores produtivos, observassem o funcionamento interno das empresas e tirassem dúvidas com profissionais de diferentes áreas. 

 

A ideia é que esse contato direto contribua com os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do programa, ampliando o repertório de ideias e fortalecendo o espírito empreendedor.

Na Bitenfer, por exemplo, os estudantes puderam registrar a experiência em fotos e vídeos, além de acompanhar de perto o dia a dia da indústria. “Durante a visita, gravamos conteúdos, tiramos fotos e conhecemos de perto a rotina da empresa. Foi uma experiência incrível e muito inspiradora. Aprendemos bastante sobre os setores que escolhemos e voltamos com ainda mais ideias e inspirações para aplicar no nosso projeto”, relata o aluno Gustavo Galant Oliveira.

Na Rio Deserto, uma das maiores empresas do setor carbonífero do Sul do Brasil, os jovens tiveram a oportunidade de entender como funciona uma estrutura complexa de produção e gestão. Já na Amore Lingerie e na UfoWay, conheceram exemplos de inovação em áreas distintas: moda e tecnologia. Em todas as visitas, os estudantes foram estimulados a observar os desafios de cada segmento e pensar em soluções criativas.

 “A região está diante de desafios que precisam ser enfrentados com urgência, e um dos principais é a questão da mão de obra – tanto em relação à sua disponibilidade quanto à qualificação. Projetos como esse, em parceria com instituições como o Cedup, são fundamentais para aproximar os jovens da realidade das empresas e prepará-los para a vida profissional”, reforça o presidente da Acic, Franke Hobold.

 

“Ao abrir as portas das empresas para os estudantes, damos um passo importante na construção de profissionais mais bem preparados e competitivos, o que também fortalece as organizações”, acrescenta Hobold.


Melhorias para as empresas

A próxima etapa do projeto será a elaboração de propostas de melhoria para as empresas visitadas, com base em tudo o que foi observado durante as visitas. “Agora que estão vivenciando o ambiente corporativo, os alunos realizarão pesquisas e desenvolverão projetos que poderão contribuir com as empresas. É uma forma concreta de abrir portas para o mercado de trabalho, além de permitir que os empresários identifiquem talentos e potenciais profissionais”, destaca a professora Maria Izanete da Rosa Martins, idealizadora do projeto.

Alunos de Escolas de Siderópolis recebem oficinas da educação Ambiental do SGB Anterior

Alunos de Escolas de Siderópolis recebem oficinas da educação Ambiental do SGB

Campanha ambiental mobiliza escolas de Maracajá na Semana do Meio Ambiente Próximo

Campanha ambiental mobiliza escolas de Maracajá na Semana do Meio Ambiente

Deixe seu comentário