
Exposição Memórias Escolares celebra a educação de Criciúma ao longo do centenário do município

Mostra no Centro Cultural Jorge Zanatta conta com mobiliários, objetos e documentos históricos da cidade
Mobiliários escolares, objetos e documentos que marcaram diferentes períodos da educação em Criciúma são destaque na Exposição Memórias Escolares, realizada no Centro Cultural Jorge Zanatta, no Centro. Promovida pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), a mostra integra as celebrações do centenário de emancipação político-administrativa da cidade e a visitação segue aberta até o dia 30 de outubro.
A apresentação busca resgatar lembranças e afetos que marcaram a vida escolar de diferentes gerações. O visitante também poderá explorar e se conectar com os mobiliários e documentos que compõem o Memorial da Educação Municipal de Criciúma, espaço criado e protegido pela Lei n° 8.463, de 23 de outubro de 2023. A coleção tem o propósito de valorizar a memória da educação local, como documentos, objetos tridimensionais, suportes materiais e obras que retratam a importância da escola como espaço de formação, convivência e construção coletiva de saberes.
A curadoria é assinada pela professora mestra e presidente da FCC, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, e pela professora doutora Susane C. Waschinewski. “Mais do que uma exibição de objetos, o acervo possibilita uma verdadeira imersão em diferentes períodos da história da educação no município, sendo capaz de revelar práticas, costumes e políticas que moldaram a trajetória escolar, com destaque para os mobiliários e equipamentos que, em suas épocas, eram considerados modernos, como mimeógrafos e retroprojetores”, completa Cristiane.
A mostra segue aberta de segunda a sexta-feira, com horários de visitação das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Escolas também podem agendar visitas pelo telefone (48) 3445-8841.
Deixe seu comentário