
Atletas de Escola Municipal de Criciúma disputam final do JESC, em Blumenau

Equipes de handebol masculino e basquete feminino da escola Jorge da Cunha Carneiro estarão nos Jogos Escolares de Santa Catarina
Pela primeira vez na história, uma escola da Rede Municipal de Ensino de Criciúma classificou duas equipes para a fase final dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC). Os times de basquete feminino e handebol masculino da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge da Cunha Carneiro, no bairro Próspera, representarão a cidade na categoria de 12 a 14 anos, em Blumenau. Os estudantes viajam nesta quarta-feira (9) e as disputas acontecem de quinta a segunda-feira (10 a 14).
Os atletas venceram os jogos da fase municipal e microrregional da competição em primeiro lugar, além de serem campeões, também, na etapa regional Sul do JESC. “Os esportes contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes. A conquista da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro demonstra o compromisso do Governo de Criciúma em ofertar educação de qualidade para a população e contribuir para a valorização dos talentos individuais de cada aluno”, destaca o prefeito Vagner Espindola.
A unidade de ensino desenvolve treinamentos para a equipe de handebol masculino desde 2021, enquanto o time feminino de basquete foi formado ainda em 2025. “A classificação desses atletas para a etapa final do JESC é resultado não só do empenho dos professores de Educação Física, mas, também, dos estudantes, que se dedicaram em todos os treinos e jogos, e do núcleo escolar e familiar, que apoia e incentiva o esporte nas escolas municipais”, afirma a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette.
A preparação para o desafio que vem pela frente ocorreu ao longo das últimas semanas, quando os alunos participaram de três treinos na escola e dois treinamentos extras na Fundação Municipal de Esportes (FME), no contraturno escolar. A viagem dos atletas para a final dos Jogos Escolares de Santa Catarina será custeada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
“O esporte na escola vai além da atividade física, ele complementa o pedagógico, ajuda na disciplina, no trabalho em equipe e na autoconfiança. É por isso que nossos estudantes se destacam em várias áreas, dentro e fora da sala de aula. Estamos felizes com essa conquista”, declara o diretor da EMEB Jorge da Cunha Carneiro, Adriano Maragno Oselhame.
Deixe seu comentário