CRICIÚMA WEATHER

Apae de Maracajá é contemplada com projeto de R$ 210 mil para nova sala de estímulos

A Apae de Maracajá, que hoje atende 65 alunos de 1 a 71 anos de idade, foi contemplada esta semana, com o valor de mais de R$ 210 mil, para a implantação do projeto Oficina das Sensações: Desvendando o mundo através dos sentidos.
Conforme a orientadora pedagógica da Apae de Maracajá, Cristiane Masiero da Rocha, os recursos destinado pelo Fundo da Infância e Adolescência - FIA, servirão para montar uma sala de oficina voltada para estimular, desenvolver e garantir a evolução dos alunos de 0 a 17 anos e 11 meses com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Deficiência Intelectual, Transtornos (TEA, TDAH), Paralisia Cerebral e Síndromes, por meio de materiais específicos.
“O atendimento será feito pela equipe multiprofissional de Psicomotricidade, Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia nas turmas de Estimulação Precoce e Atendimento Educacional Especializado – AEE/DI do CAESP de Maracajá. A idéia, é proporcionar um ambiente de aprendizagem mais rico e estimulante, de modo que favoreçam prevenção, avaliação, intervenção e acompanhamento, de forma clínico-terapêutica, o desenvolvimento das crianças e adolescentes, a fim de atenuar déficits e possibilitar evoluções significativas no desenvolvimento delas”, explica Cristiane.
Segundo a secretária da Apae de Maracajá, Marluci de Oliveira Gonçalves, a intenção é contribuir para um atendimento de qualidade, que priorize as necessidades peculiares de cada criança e adolescente atendido com atraso no desenvolvimento global ou deficiência, transtornos e síndromes estabelecidas, que necessitam de um olhar profissional e qualificado que trabalhem as necessidades individuais, para assim garantir o melhor prognóstico possível.
“A Oficina das Sensações irá propor um ambiente rico em estímulos, onde os participantes, de forma mediada, possam experimentar, descobrir e aprimorar suas percepções sensoriais, promovendo a curiosidade, a criatividade e a conexão com o mundo ao redor, portanto, essa experiência é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social”, afirma.
Ainda segundo ela, espera-se que, os atendimentos especializados realizados pela equipe multiprofissional na sala da Oficina das Sensações contribua na redução da ansiedade e estresse, melhorando o autocontrole e o comportamento, aumentando a atenção e o foco, estimulando a curiosidade e a exploração, melhorando da percepção, o desenvolvimento da coordenação motora, aprimore a consciência corporal, estimule à mobilidade, a comunicação verbal e não verbal, fomente à interação social, promova o relaxamento e prazer, autonomia e tomada de decisões, melhore a adaptação social e a rotina diária.
Conforme Cristiane e Marluci, responsáveis pelo projeto, vários materiais serão adquiridos, entre eles, orbitador duplo, rolo de espuma, plataforma circular, pneu balão, ninho sensorial, bicicleta adaptada, piscina espumada. “A aquisição desses materiais significam a realização de um sonho, pois conseguiremos atingir um público maior e mais profissionais poderão utilizar dos recursos, sendo assim garantindo um melhor prognósticos para os alunos”, conclui a orientadora.

Defesa Civil de Urussanga vai receber veículo e equipamentos do Governo do Estado Anterior

Defesa Civil de Urussanga vai receber veículo e equipamentos do Governo do Estado

Doçura de Natal leva alegria às comunidades de Maracajá Próximo

Doçura de Natal leva alegria às comunidades de Maracajá

Deixe seu comentário