CRICIÚMA WEATHER

Apae de Maracajá é homenageada com moção de aplauso na Câmara de Vereadores

Uma história que começou como um sonho distante de um grupo de voluntários, hoje se consolida como o maior investimento em dignidade humana do município de Maracajá. Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, o Poder Legislativo prestou uma justa e emocionante homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maracajá, aprovando por unanimidade uma Moção de Aplauso em celebração aos seus 20 anos de fundação e atuação inabalável na educação especial.
O despertar de um sonho coletivo
Até meados de 2006, as famílias de Maracajá que tinham filhos com deficiência enfrentavam uma dura rotina: a necessidade de deslocamento diário para municípios vizinhos em busca de atendimento especializado. O transporte público não conseguia suprir a demanda e o desgaste das viagens motivou a comunidade a reivindicar um espaço próprio.
Sensibilizados, voluntários de diversos setores uniram forças. Organizaram eventos, rifas e promoções locais com um único objetivo: arrecadar fundos para fundar a instituição. O esforço frutificou em 02 de junho de 2006, data em que a Assembleia Geral oficializou a fundação da APAE de Maracajá, com uma diretoria composta por cidadãos engajados e pais de alunos.
De sede alugada a uma estrutura de primeiro mundo
A trajetória física da instituição também é marcada por generosidade. Em setembro de 2006, os sócios do extinto Maracajá Clube doaram a sede da entidade — um espaço de 700 m² na Avenida Getúlio Vargas. Enquanto o local passava por reformas, as atividades começaram oficialmente em 11 de maio de 2007, em um imóvel alugado na Estrada Geral Garajuva, atendendo inicialmente 38 pessoas com o apoio de 10 funcionários.
A tão sonhada inauguração da sede própria aconteceu em 02 de junho de 2008. Desde então, duas décadas se passaram e a APAE transformou-se completamente. Hoje, a estrutura conta com:
Salas de aula e de atendimento totalmente climatizadas;
Quadra poliesportiva coberta de 240 m² com academia e parquinho infantil;
Sala de Informática Educativa equipada com computadores modernos, lousas digitais e mesas interativas;
Sala de Estimulação Precoce e uma inovadora sala multissensorial com equipamentos de ponta para o desenvolvimento dos alunos.
Mais do que paredes e equipamentos, a evolução se deu no corpo técnico. A instituição conta com uma equipe multidisciplinar de excelência, incluindo fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, que atendem atualmente 65 alunos.
Uma sessão marcada por emoção e reconhecimento
Durante a sessão na Câmara, a exibição de um vídeo contando a trajetória da APAE levou os presentes às lágrimas. O atual presidente da instituição, Dilnei de Pellegrini, que está em seu quarto mandato à frente da entidade, subiu à tribuna para agradecer o carinho e o apoio histórico da população de Maracajá.
“O município de Maracajá é muito bom para a APAE. O nosso pedágio solidário arrecada proporcionalmente muito mais do que cidades grandes da região, provando que o povo atende ao nosso chamado. Essa homenagem não é minha, é um prêmio para todas as famílias, professores e, principalmente, para os nossos alunos”, declarou o presidente emocionando o plenário.
Os parlamentares reforçaram que a APAE não deve ser vista como um “custo”, mas sim como o mais belo investimento social da cidade, enaltecendo valores fundamentais como a empatia, solidariedade e responsabilidade social. A entrega da placa solene ao presidente Dilnei e à diretora Regina Leandro, coroou uma noite inesquecível de celebração à cidadania e ao amor ao próximo.
Para assistir à cobertura completa e aos discursos emocionantes na íntegra, acesse a transmissão oficial da Sessão da Câmara de Vereadores de Maracajá através do link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=aldoxG5mumc.

Maracajá recebe novo caminhão caçamba adquirido com recursos próprios Anterior

Maracajá recebe novo caminhão caçamba adquirido com recursos próprios

Prefeitura de Criciúma e forças de segurança se reúnem para debater sobre o Plano Municipal de Contingência Próximo

Prefeitura de Criciúma e forças de segurança se reúnem para debater sobre o Plano Municipal de Contingência

Deixe seu comentário