CRICIÚMA WEATHER

Bem-estar animal: Morro da Fumaça ultrapassa a marca de 500 animais castrados gratuitamente em 2025

Iniciativa, também de saúde pública, é promovida de forma gratuita para cães e gatos de cidadãos fumacenses

O Governo de Morro da Fumaça alcançou neste ano o número de mais de 500 animais castrados gratuitamente, por meio de ações da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf), em uma iniciativa de bem-estar animal e saúde pública. Foram 505 cachorros e gatos castrados, em mutirões nos bairros do município e ainda em ações focadas em reduzir a fila de espera para o procedimento. O índice foi alcançado após a última iniciativa da Fumaf nos Bairros, promovida na última quinta-feira, 28 de agosto, no bairro Graziela, que atendeu 49 animais. Novas ações de castração serão realizadas no decorrer do semestre.

O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destaca que ultrapassar a marca de 500 animais castrados só em 2025 é um reflexo do compromisso da Administração Municipal com políticas públicas que valorizam o cuidado com o cidadão e a proteção animal. “A castração é uma ação preventiva fundamental que ajuda a diminuir o abandono de animais e promove um ambiente mais saudável para toda a comunidade, funcionando como uma importante estratégia de saúde pública e bem-estar social. Seguiremos investindo nessa iniciativa gratuita para os moradores, especialmente ao levar esses serviços diretamente aos bairros, facilitando o acesso e evitando que as pessoas precisem se deslocar”.

Fumaf nos bairros: castração e atendimento levado até o fumacense

A maior parte dos procedimentos é realizada por meio do programa Fumaf nos Bairros, que leva a estrutura necessária até as comunidades, facilitando o acesso dos moradores de Morro da Fumaça ao serviço de forma prática e próxima de casa. A iniciativa já contemplou, somente em 2025, os bairros Naspolini (com duas edições), Bortolatto (incluindo as comunidades de Monte Verde e Barracão), Ibirapuera, Estação Cocal (com duas edições), Maccari e Graziela. Além das ações itinerantes, foram promovidos mutirões específicos com o objetivo de reduzir o tempo de espera, que atualmente está abaixo de quatro meses.

A diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, explica que esse resultado reforça o impacto positivo do nosso trabalho junto à comunidade, especialmente pela maioria das castrações ser via Fumaf nos Bairros, que leva o serviço, além de outras ações de sustentabilidade, para próximo do cidadão. “Cada atendimento realizado representa uma atitude de responsabilidade e prevenção. Estamos empenhados em ampliar o alcance do programa, levando orientação, acessibilidade e cuidado aos lares fumacenses. A adesão crescente nos mostra que estamos no caminho certo". 

Moradores de Morro da Fumaça interessados em castrar gratuitamente seus animais de estimação podem se inscrever na lista de espera do programa oferecido pela Fumaf via WhatsApp, pelo número (48) 3434-4497. Para participar, é fundamental atender aos critérios estabelecidos pela Fundação.

Ações de vacinação contra a raiva e aplicação de vermífugo beneficiaram mais de 380 animais

Além das castrações, em outra iniciativa voltada ao bem-estar animal, a Fumaf, em parceria com o Departamento de Agricultura, realizou neste ano duas ações gratuitas de vacinação contra a raiva e aplicação de vermífugos para animais domésticos e pets comunitários do município. Ao todo, mais de 380 animais foram imunizados em apenas dois dias, no Distrito de Estação Cocal e no Centro..

Centenário de Emancipação: Criciúma terá show nacional gratuito com padre Fábio de Melo Anterior

Centenário de Emancipação: Criciúma terá show nacional gratuito com padre Fábio de Melo

Operação Limpa Fios: cerca de 500 quilos de cabos irregulares são retirados em uma única rua do Centro de Criciúma Próximo

Operação Limpa Fios: cerca de 500 quilos de cabos irregulares são retirados em uma única rua do Centro de Criciúma

Deixe seu comentário