CRICIÚMA WEATHER

Câmara realiza Sessão Especial em homenagem aos 90 anos do Colégio Sagrada Família

Ato celebrou a trajetória das Irmãs Escolares e a contribuição do colégio para a educação em Forquilhinha

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha realizou, na noite desta segunda-feira (27), a 38ª Sessão Ordinária Especial, em homenagem aos 90 anos do Colégio Sagrada Família e à chegada das Irmãs Escolares ao município. Participaram da homenagem o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, o ex-aluno e ex-prefeito Paulo Hoepers, a Irmã Silvia Freitas, representante das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e personalidades como a Irmã Anselma Biff.

Durante a solenidade, foi entregue a Moção de Aplauso nº 018/2025, de todos os vereadores, em agradecimento ao Colégio Sagrada Família, pelo trabalho exemplar desenvolvido pelas Irmãs, professores e toda a equipe escolar, que há nove décadas contribuem para o desenvolvimento da educação e da comunidade forquilhinhense.

O evento marcou um momento de reconhecimento à história e à relevância do Colégio Sagrada Família, fundado em 1935, quando as Irmãs Escolares deixaram a Polônia e iniciaram sua missão em Forquilhinha. Movidas pela fé e pelo desejo de educar, elas fundaram a instituição que, ao longo das décadas, se tornou referência em ensino e valores cristãos na região.

A trajetória das Irmãs e de todos os educadores que passaram pela escola é marcada pelo compromisso com a formação integral dos estudantes — unindo conhecimento, espiritualidade e responsabilidade social.

A vereadora Laísa Figueredo (PSDB) e o  vereador Charles Ross Hunter ( PSD) foram os parlamentares que propuseram a Sessão. “Como ex-aluna do Colégio, para mim é uma honra poder prestar essa homenagem, quero agradecer a todas as Irmãs e professores que são essenciais para a formação do futuro de todos alunos”, destacou.

“Há 90 anos o Colégio Sagrada Família vem mudando histórias e trazendo novas oportunidades. A educação é a única forma que temos para transformar o mundo para melhor”, disse o vereador. 

“São 90 anos de uma linda história, é um motivo de grande orgulho poder realizar essa Sessão Especial”, disse o vereador Anderson Coral Fagundes (PSDB).

O vereador Felipe Dordete (PP) também fez uso da palavra. “Gratidão e respeito fazem parte dessa história. Vocês foram responsáveis por formar várias figuras ilustres do nosso município”, ressaltou.

A vereadora Ivone Minatto (PSD), se emocionou ao lembrar da própria história e o quanto as Irmãs Escolares foram importantes. “Fui acolhida pela Irmã Anselma Biff quando estava desamparada. Se não fosse pela ajuda da Irmã, não sei o que seria de mim”, comentou.

“Se hoje eu sou uma pessoa realizada, eu devo muito a todas as Irmãs. Se a Forquilhinha é o que é hoje nós devemos muito ao Colégio Sagrada Família, pois temos os nossos valores moldados pela educação e pela religiosidade que é a base do Colégio”, ressaltou o prefeito Neguinho.

O presidente da Câmara, vereador Célio Alves Elias também fez o uso da palavra para agradecer o Colégio. “Essa linda história de educar, trazendo a religiosidade e a união das famílias foi fundamental para a formação do nosso município. Vocês deixaram um legado em cada um dos 50 mil estudantes que já passaram pelo Colégio Sagrada Família”, concluiu.

Câmara aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa de Soluções para o trecho do Morro dos Cavalos Anterior

Câmara aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa de Soluções para o trecho do Morro dos Cavalos

Cocal do Sul vive o “Dia D da Democracia” com teatro, debates e a aprovação do programa Cidadão Ativo Próximo

Cocal do Sul vive o “Dia D da Democracia” com teatro, debates e a aprovação do programa Cidadão Ativo

Deixe seu comentário