CRICIÚMA WEATHER

Clubes de Mães e da Terceira Idade participam de rodas de conversa sobre coleta seletiva em Siderópolis

Os Clubes de Mães e Clubes da Terceira Idade da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) participaram de rodas de conversa sobre a coleta seletiva. Os encontros foram conduzidos pela responsável pelo programa no Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), Graziela Apolinário Bolan.

Os Clubes dos bairros Rio Fiorita, Tereza Cristina, Dom Orione e Vila São Jorge já participaram das rodas de conversa que têm como objetivo conscientizar a população sobre a separação do lixo e o seu descarte correto. “A coleta seletiva é muito importante, e Siderópolis é privilegiada por possuir o serviço, visto que poucos municípios contam com esse benefício. Por isso, é fundamental que a população realize a coleta seletiva”, explicou Graziela.

Atualmente, 70% da população de Siderópolis é atendida com o serviço de coleta seletiva. Recentemente o município passou a contar com um novo caminhão para a coleta, beneficiando também os bairros Vila São Jorge, Tereza Cristina, Rio Jordão e Ex-Patrimônio. “Sabemos que quando falamos em lixo falamos em meio ambiente. Por isso, é essencial criarmos e apoiarmos políticas públicas e ações que impactam diretamente nessa área”, elencou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, que atualmente preside o Cirsures.

A presidente de honra da Afabess, Rosa Susana Salvaro Fernandes, acompanhou os encontros e, devido ao sucesso, avalia a possibilidade de realizar uma visita técnica guiada ao Cirsures. “É interessante levá-las in loco para mostrar para onde vão os resíduos do município, o que acontece com eles e como funciona o aterro sanitário e a central de triagem de resíduos”, pontuou.

Sobre o programa

O programa de coleta seletiva do Cirsures teve início em 2008, na cidade sede do consórcio, Urussanga, e em 2025, já havia sido implantado nos sete municípios consorciados. O programa é praticado conforme os modelos sugeridos no Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no qual o consórcio é responsável por toda a gestão da coleta seletiva dos municípios.

A coleta ocorre porta a porta em dias específicos e alternados à coleta convencional, em Siderópolis o caminhão passa todas as sextas-feiras pela manhã. Com os resíduos separados diretamente nas casas e comércios, o material é recolhido, encaminhado e doado para o Centro de Triagem da Cooperamérica, localizado em Urussanga, que realiza a triagem do material proveniente do programa para comercialização.


Programação completa da ExpoMais 2025 é divulgada Anterior

Programação completa da ExpoMais 2025 é divulgada

Criciúma sediará 8° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em setembro Próximo

Criciúma sediará 8° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em setembro

Deixe seu comentário