
Exposição celebra os dez anos do Cultura Acic

Coletiva vai reunir trabalhos de 24 artistas, representando a pintura, escultura, cerâmica, fotografia, tapeçaria e arte em mosaico
Serão completados em julho dez anos desde que a mostra Arte Pictória Medieval e Renascentista deu início ao Cultura Acic. Para celebrar esse momento histórico, o projeto desenvolvido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) abre este mês uma exposição comemorativa ao aniversário, reunindo trabalhos de 24 artistas.
Estarão expostas obras retratando diferentes manifestações artísticas: pintura, escultura, cerâmica, fotografia, tapeçaria e arte em mosaico. A abertura ocorrerá nesta quinta-feira, 17, às 19h30, na galeria de arte da entidade.
Na ocasião, será exibido também o curta-metragem Os Tropeiros, audiovisual dirigido e roteirizado por Sander Hanh, com Chico Caprario e Marcello Zapelini. A entrada será gratuita, assim como a visitação durante os meses de exposição, a exemplo de todas as iniciativas do Cultura Acic.
“Entendemos que a cultura e a educação são essenciais para o desenvolvimento das cidades e por isso criamos esse projeto há dez anos. Para nossa satisfação, o Cultura Acic floresceu, se consolidou ao longo das gestões e se fortaleceu como um importante instrumento de valorização dos talentos locais”, afirma o ex-presidente César Smielevski.

Ele lembra que a iniciativa surgiu de uma provocação do médico Benito Gorini Borges. “Sou um apreciador da arte e tinha o desejo de compartilhá-la com mais pessoas, tornar o acesso mais fácil, e essa ideia encontrou na Acic o apoio necessário para virar realidade”, ressalta Gorini, mentor do projeto e integrante da equipe até os dias atuais, a exemplo da coordenadora Iara Gaidzinski.
“O Cultura Acic é um projeto plural, como bem mostra essa exposição comemorativa, que dá a oportunidade de trabalhos de diversos artistas locais serem conhecidos, reconhecidos e valorizados. Todos esses artistas já passaram pelo projeto ao longo desses dez anos e voltam a estar conosco nessa celebração”, observa a coordenadora.
“Essa participação demonstra o quanto esse projeto é relevante para o cenário cultural de Criciúma e região. A diretoria sente-se honrada em dar sequência ao Cultura Acic, reconhecendo a importância dessa área para o desenvolvimento socioeconômico regional”, declara o presidente da entidade, Franke Hobold.
A equipe do projeto é composta também pela artista Raquel Ávila, pela empresária Maria Salete Budni Milanezi e pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.
Os artistas
Pintura
Adair Fernandes
Breno Stern
Cleusa Soares
Dudu Rodrigues
Helen Rampinelli
Juarez Machado
Lelena Borges
Luciano Martins
Nunes Teixeira
Raquel Ávila
Raul Galli
Escultura
Arlinda Volpato
Dôra Zapelini
Gil Galant
João Venceslau
Cerâmica
Jussara Guimarães (in memoriam)
Simone Milak
Zaira De Luca
Fotografia
Geraldo Gomes Góes
Isabel Coradi Gomes
Tonico Alvares
Tapeçaria
Elke Hülse
Mosaico
Manas Bonetti
Deixe seu comentário