
Exposição Coletiva 10 Anos do Cultura Acic é aberta à visitação

Durante os próximos meses, obras dos 24 artistas que compõem a coletiva poderão ser visitadas gratuitamente na galeria de arte da entidade
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) abriu oficialmente nesta quinta-feira, 17, a visitação à exposição que celebra os dez anos de movimento, incentivo à arte e valorização dos talentos locais proporcionados por seu projeto de Cultura. As obras dos 23 artistas que compõem a coletiva poderão ser visitadas gratuitamente na galeria de arte da entidade nos próximos meses.
A solenidade de abertura relembrou a história iniciada em julho de 2015, que consolidou a iniciativa como um projeto de grande impacto para Criciúma e região. Entre os homenageados, o ex-presidente da Acic, César Smielevski, por sua visão e liderança ao idealizar o Cultura Acic.
“Começamos esse embrião sem muitas ambições, com o objetivo de aproximar a nossa entidade da sociedade, criando um ambiente de cultura. Além disso, sabíamos que a nossa região era repleta de artistas e que eles precisavam ter visibilidade. Conseguimos atingir os objetivos e nem imaginávamos que o projeto pudesse tomar tamanho vulto”, declara Smielevski.

Voluntariado
Desde o início, o projeto é desenvolvido por um grupo de voluntários, entre eles, o mentor do Cultura Acic, Benito Gorini Borges. “Esse projeto começou modesto e foi crescendo, até se tornar uma referência na difusão da arte”, comenta.
Já a coordenação é de Iara Gaidzinski. “Estamos emocionados com esse momento de festa, de celebração, de reunir esses artistas tão talentosos. Estou muito feliz por fazer parte desta história, junto com essa equipe maravilhosa”, afirma a coordenadora.
A equipe do projeto é composta também pela artista Raquel Ávila, pela empresária Maria Salete Budni Milanezi e pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.
“Parabenizamos quem teve essa brilhante ideia. Vimos como esse projeto evoluiu, dando espaço à cultura, parte primordial da nossa vida. É importante que esse projeto continue e tenha muitos anos pela frente”, avalia o presidente da Acic, Franke Hobold.
Curta-metragem
A noite de abertura da exposição contou também com a exibição do curta-metragem Os Tropeiros, audiovisual dirigido e roteirizado por Sander Hahn, com Chico Caprario e Marcello Zapelini.
“A produção começou há três anos, com a ideia, depois vieram o roteiro, a participação em um edital para captação dos recursos. Filmamos em Bom Jardim da Serra e em Nova Veneza”, compartilhou Hahn.
Coletiva
A coletiva comemorativa ao aniversário retrata diferentes manifestações artísticas, de talentos que passaram pelo projeto ao longo dos dez anos de história. “Agradeço em nome dos artistas e parabenizo a Acic por essa iniciativa, que possibilita às pessoas daqui mostrarem todo tipo de expressão artística e que a comunidade tenha acesso à cultura”, enaltece Isabel Coradi, uma das expositoras.
Participam os artistas Adair Fernandes, Breno Stern, Cleusa Soares, Dudu Rodrigues, Helen Rampinelli, Juarez Machado, Lelena Borges, Luciano Martins, Nunes Teixeira, Raquel Ávila, Raul Galli – pintura; Arlinda Volpato, Dôra Zapelini, Gil Galant, João Venceslau – escultura; Jussara Guimarães (in memoriam), Zaira De Luca – cerâmica; Geraldo Gomes Góes, Isabel Coradi, Tonico Alvarez – fotografia; Elke Hülse – tapeçaria – e Manas Bonetti - mosaico.
Deixe seu comentário