CRICIÚMA WEATHER

Fortalecendo a Educação Infantil fumacense, profissionais participam de encontros de planejamento, capacitação e avaliação

Formação continuada e avaliação coletiva reforçam ainda mais a qualidade da Educação Infantil na rede municipal de Morro da Fumaça

Na última semana, profissionais da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Morro da Fumaça participaram de uma importante sequência de encontros voltados ao fortalecimento das práticas pedagógicas, à formação continuada e à avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre. As capacitações aconteceram nos dias 16, 17 e 18 de julho.

O Secretário Municipal de Educação, Marcos Silveira de Jesus, ressaltou a importância desses encontros. “A Educação Infantil é a base de toda a trajetória educacional. Esses momentos são indispensáveis para assegurar uma educação pública de qualidade, onde o cuidado, o desenvolvimento e o aprendizado caminham juntos. Valorizamos o trabalho dos nossos profissionais e seguimos comprometidos com uma rede que acolhe, ensina e transforma”, explicou

No dia 16 de julho, os professores dos componentes curriculares de Educação Física e Arte estiveram reunidos com a coordenadora pedagógica Araceli Frasson Damásio Coimbra para o planejamento pedagógico do segundo semestre letivo, que terá início no dia 4 de agosto de 2025. O encontro teve como foco o alinhamento das ações pedagógicas dessas áreas específicas com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, promovendo uma atuação mais integrada e significativa dentro das unidades escolares.

Já no dia 17 de julho, todos os profissionais da Educação Infantil participaram de um momento coletivo de estudos e planejamento, também conduzido pela coordenadora Araceli. O foco esteve voltado para os objetivos de aprendizagem previstos no Currículo Base da Rede Pública Municipal, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando a importância de práticas pedagógicas intencionais e adequadas às especificidades da infância. Na mesma ocasião, os profissionais também participaram de uma capacitação com base na Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), sobre noções de primeiros socorros, medida essencial para garantir mais segurança às crianças no ambiente escolar. A formação abordou os primeiros atendimentos em situações emergenciais, contribuindo para a prevenção e resposta rápida a possíveis acidentes ou mal-estares nas instituições de ensino.

Encerrando a série de encontros, no dia 18 de julho, os profissionais da Educação Infantil participaram do Conselho de Classe da etapa, momento fundamental para a avaliação coletiva do desenvolvimento das crianças ao longo do semestre. O Conselho de Classe na Educação Infantil representa uma oportunidade de reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, os avanços observados em cada grupo e os desafios enfrentados, considerando sempre o olhar sensível sobre o processo de aprendizagem das crianças em seu tempo e singularidade.

“Com esses encontros, a Administração Municipal fumacense reforça seu compromisso com uma Educação Infantil de excelência, pautada no planejamento cuidadoso, na formação continuada e na escuta atenta das infâncias”, finaliza o secretário de Educação.

Tribuna Livre é utilizada para esclarecer crescimento no número de multas de trânsito em Criciúma Anterior

Tribuna Livre é utilizada para esclarecer crescimento no número de multas de trânsito em Criciúma

Trabalhadores químicos começar a ser ouvidos Próximo

Trabalhadores químicos começar a ser ouvidos

Deixe seu comentário