Frente Parlamentar em Defesa de Soluções para o Trecho do Morro dos Cavalos elege presidente e secretário
A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou, nesta terça-feira (11), a eleição da mesa diretora da Frente Parlamentar em Defesa de Soluções para o Trecho do Morro dos Cavalos, localizada na BR-101, em Palhoça. O vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho, foi escolhido como presidente, e o vereador Aldinei Potelecki (Republicanos) assumirá a função de secretário.
A Frente Parlamentar foi criada por meio do Requerimento nº 771/2025, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara em 27 de outubro de 2025, e instituída pela Resolução nº 16/2025, publicada em 28 de outubro de 2025. O grupo é composto pelos vereadores Marcos Machado (MDB), Ademir Honorato (PL), Aldinei Potelecki (Republicanos), Valmir Dagostim (PP), o Miri, Valdeci Bittencourt (PSD), o Amaral, Giovana Mondardo (PCdoB), Neto Uggioni (PSDB) e Neri Xavier (União).
Durante a reunião de instalação, o presidente eleito, vereador Marquinho Machado, destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento da região. “O Morro dos Cavalos é um ponto crítico que há décadas causa prejuízos econômicos e sociais a todo o Sul catarinense. A Frente Parlamentar nasce com o propósito de unir esforços entre os legislativos municipais, estaduais e federais, além do setor produtivo e da sociedade civil, para buscar soluções concretas que garantam segurança e fluidez a esse importante trecho da BR-101”, afirmou Machado.
O secretário da Frente, vereador Aldinei Potelecki, ressaltou que a criação do grupo representa a continuidade do trabalho já iniciado pela Comissão Especial Temporária instalada anteriormente na Câmara.
“A Frente Parlamentar terá duração até o final deste mandato. O tema é de suma importância, pois trata justamente de um gargalo que prejudica toda a Região Sul, o Morro dos Cavalos. É fundamental que essa Frente continue mobilizando os legislativos, as lideranças políticas estaduais e federais, empresariais e da sociedade civil sobre um assunto que impacta diretamente a vida de todos os sul-catarinenses”, destacou.
Com a eleição da mesa diretora, a Frente Parlamentar passa agora a definir um cronograma de ações e articulações com entidades e órgãos públicos para contribuir com o avanço das discussões e encaminhamentos voltados à solução definitiva para o trecho do Morro dos Cavalos.
Deixe seu comentário