Homenagem da Câmara marca 53 anos de instalação do Corpo de Bombeiros em Criciúma
Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (10), a Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou e entregou uma Moção de Aplauso ao Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma pelos 53 anos de instalação no município, comemorados no último dia 19 de outubro de 2025. A homenagem foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Marcio Daros da Luz (PSD), em reconhecimento à atuação exemplar da corporação na proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente ao longo de mais de cinco décadas de história.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está presente em Criciúma desde 1972, quando dez bombeiros militares chegaram à cidade, vindos de Florianópolis, com viaturas e equipamentos para iniciar o serviço de atendimento à população do Sul do Estado. O quartel foi instalado na Rua Dolário dos Santos, local que, na época, ainda não tinha ligação com a Avenida Centenário. Essa estrutura pioneira foi a primeira edificação construída na região e permanece sendo a sede da corporação, atualmente em processo de reconstrução.
Desde o início, o Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma tem papel fundamental no desenvolvimento da cidade e na segurança da população. Atuando em atendimento pré-hospitalar, segurança contra incêndios, combate a incêndios, busca e salvamento, os bombeiros estiveram presentes em momentos marcantes da história local, como no atendimento a incêndios de grandes proporções, entre eles o que atingiu a Prefeitura Municipal.
O que começou com apenas dez militares, responsáveis por atender uma ampla região que ia de Tubarão a Passo de Torres, hoje se transformou em uma estrutura sólida e moderna. Atualmente, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar conta com 182 bombeiros militares, sendo 50 deles lotados na sede de Criciúma, e é responsável pelo atendimento em 25 cidades, divididas em nove quartéis operacionais e três seções de segurança contra incêndio (SSCI). O trabalho é reforçado pelos bombeiros comunitários, cidadãos voluntários formados pelo programa do CBMSC que atuam lado a lado com os militares nas ocorrências diárias.
Por conta das obras do novo quartel, a corporação está funcionando provisoriamente em uma estrutura da Casan, na Rua General Osório, nº 197, bairro Santa Bárbara. A previsão é de que o novo prédio na Rua Dolário dos Santos seja entregue até o início de 2026.
Ao propor a Moção de Aplauso, o presidente Marcio Daros da Luz destacou a importância do Corpo de Bombeiros para a história e a segurança da cidade. “O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais admiradas e respeitadas pela população. São profissionais que arriscam a própria vida diariamente em prol do próximo, com coragem, preparo e espírito de serviço. Em mais de cinco décadas, os bombeiros estiveram presentes em momentos decisivos de Criciúma, sempre com comprometimento e humanidade. Esta homenagem é um reconhecimento da Câmara e de toda a sociedade criciumense por esse legado de dedicação e amor ao que fazem.”
Deixe seu comentário