CRICIÚMA WEATHER

Maracajá forma 43 alunos no Projeto Golfinho em parceria com o Corpo de Bombeiros

Com foco na formação de uma cultura de prevenção de acidentes e na orientação lúdica sobre segurança em ambientes aquáticos, o Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá, em parceria com a Administração Municipal de Maracajá por meio do Departamento de Educação e Cultura, realizou na última terça-feira (03/12) a formatura de 43 estudantes da Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado no Projeto Golfinho.
Durante o curso, os estudantes aprenderam — de forma leve e divertida — noções fundamentais de prevenção de acidentes no mar, piscinas, lagoas e açudes. As aulas também abordaram o significado das bandeiras de sinalização, cuidados com águas-vivas, horários seguros de exposição ao sol, como funciona o serviço do guarda-vidas civil, números de emergência e o papel desempenhado pelos bombeiros no salvamento aquático.
A Cabo BM Karoline destacou a importância do Projeto Golfinho na proteção da infância: “O programa busca ensinar nossas crianças a reconhecer riscos e agir com segurança. Além da prevenção de acidentes, incentivamos o respeito ao meio ambiente e a convivência harmoniosa entre as pessoas, contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã. ”
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento é a segunda maior causa de morte em crianças de 1 a 4 anos e a terceira em crianças de 5 a 14 anos — números que reforçam a relevância do projeto: “O objetivo é reduzir, e quem sabe até eliminar, essas estatísticas tão tristes”, completou Karoline.
A diretora do Departamento de Educação, Rosilaine Magagnin, celebrou o empenho dos profissionais envolvidos e o aprendizado das crianças: “É gratificante ver nossos alunos adquirindo conhecimentos que podem salvar vidas. A parceria com o Corpo de Bombeiros fortalece ainda mais nossas ações educativas, mostrando que a segurança também faz parte da formação cidadã. ”
A cerimônia contou com a presença da diretora do Departamento de Educação e Cultura, Rosilaine de Bitencourt Marcelino Magagnin, da diretora da escola, Célia Cristina Destro Baldessar, da Cabo BM Karoline Serafim Farias, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Araranguá (4º BBM), além das professoras das turmas participantes e dos instrutores responsáveis pela formação e Bombeiros Comunitários Lucas Rodrigues, Cristiane Bianchine, Lúcio Manoel e Lúcio Gabriel Luiz.
O Bombeiro Comunitário, que também atuou como instrutor, destacou o envolvimento das turmas ao longo do aprendizado: “As crianças participaram com entusiasmo, perguntaram, observaram e aprenderam muito. Ver o interesse delas é a certeza de que estamos formando uma geração mais segura e consciente. ”
Além dos conteúdos teóricos, cada estudante recebeu uma camiseta oficial do projeto e o certificado de participação. E, para fechar com chave de ouro, a formatura teve o tradicional banho com o jato de água dos bombeiros — momento que arrancou risadas e garantiu a diversão da criançada. O Projeto Golfinho segue sendo uma importante ferramenta de educação preventiva e reforça o compromisso do município de Maracajá com a segurança e o bem-estar de suas crianças.

Içara celebra formatura de 35 novos profissionais em cursos do SENAI e Librelato Anterior

Içara celebra formatura de 35 novos profissionais em cursos do SENAI e Librelato

Defesa Civil de Urussanga vai receber veículo e equipamentos do Governo do Estado Próximo

Defesa Civil de Urussanga vai receber veículo e equipamentos do Governo do Estado

Deixe seu comentário