CRICIÚMA WEATHER

Obras do Parque Linear entram em nova fase e reforçam transformação urbana de Morro da Fumaça

Criação de espaço moderno e inclusivo irá impulsionar o comércio local e o turismo na região

As obras do Parque Linear de Morro da Fumaça, projeto de impacto e que vai transformar a área central do município, seguem em ritmo acelerado e, nesta semana, entram em nova fase. Nesta etapa, foi iniciada a colocação de drenagem em trecho da Avenida Celeste Recco, entre a esquina com a rua Prefeito Virgínio Maccari até a passagem em nível da rua Esperança Sartor Gugliemi, próxima à Escola Princesa Isabel. Com investimento superior a R$ 5,6 milhões, a obra é executada em três etapas e vai além de melhorias na infraestrutura. O projeto contempla a criação de áreas de recreação, ciclovias, circuito de caminhada, espaços para eventos, além da instalação de mobiliário urbano ao longo da Ferrovia Tereza Cristina. 

O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destaca que o Parque Linear representa um marco na transformação urbana do município.  “Essa é uma obra estratégica, pensada para melhorar a qualidade de vida da nossa população, valorizar a região central e criar um novo espaço de mobilidade, convivência e bem-estar. Estamos muito satisfeitos com o ritmo dos trabalhos e é gratificante ver esse projeto sair do papel e se tornar realidade”.

Já o vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin, reforça que o Parque Linear vai além de uma intervenção estrutural, tratando-se de um projeto urbano que integra desenvolvimento e inclusão. “Com a revitalização da área central da cidade e a criação de espaços verdes e acessíveis, Morro da Fumaça avança na valorização dos espaços públicos, impulsiona o turismo e o comércio local, e assume posição de destaque em planejamento urbano e bem-estar social”, pontua.

Frentes de trabalho avançam em diversos pontos do município fumacense

Além do início da nova fase do Parque Linear, nesta segunda-feira, 1º de setembro, outros trechos da obra revelam parte do que será a futura estrutura urbana de Morro da Fumaça. Um exemplo é a rua Primo Ítalo Naspolini, onde avança a colocação de pavers no entorno do Ginásio Jorge Silva. O destaque fica por conta da coloração vermelha de parte do piso, que sinaliza o espaço que será destinado à ciclofaixa do parque. A via, que teve concluídos os trabalhos de drenagem e calçamento, em breve será asfaltada. Outro local que recebe intervenções do projeto do Parque Linear é a Avenida Inocente Pagnan, que está com assentamento de meio-fios em andamento e execução de acabamentos relacionados à drenagem.

O secretário de Infraestrutura, Marcioney José Garcia, destaca que os trabalhos seguem dentro do cronograma e com atenção especial à mobilidade urbana durante as intervenções. “As obras do Parque Linear seguem em bom ritmo e de forma coordenada. Nosso compromisso é avançar com qualidade, mas sempre buscando minimizar os impactos no trânsito e no dia a dia da população. Por isso, planejamos cada etapa com cuidado, priorizando bloqueios parciais e liberação gradativa dos trechos conforme o andamento dos serviços”, explica.

Interdições na Avenida Celeste Recco: trecho terá liberação gradual e desbloqueio quando não houverem trabalhos em andamento

Devido ao andamento dos trabalhos, no decorrer dos próximos dias, a Avenida Celeste Recco, trecho mais recente a receber intervenções do projeto do Parque Linear, estará interditada no trecho entre a esquina com a rua Prefeito Virgínio Maccari até a passagem em nível da rua Esperança Sartor Gugliemi, próxima à Escola Princesa Isabel. O trecho onde será realizada a obra de drenagem será liberado ao tráfego sempre que os trabalhos não estiverem em andamento, ao fim do dia e finais de semana, mas o estacionamento continuará interditado durante a semana. A liberação da avenida será feita de forma gradual, conforme o avanço dos serviços. 

As interdições serão devidamente sinalizadas, com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Morro da Fumaça, que monitora de perto a execução das obras e as alterações no fluxo de veículos. Como opção de desvio, recomenda-se a utilização da rua XV de Novembro.


Projeto Anterior

Projeto "Aquecendo o Coração" une solidariedade e aprendizado em Urussanga

Catedral São José se prepara para o 12º Cerco de Jericó Próximo

Catedral São José se prepara para o 12º Cerco de Jericó

Deixe seu comentário