CRICIÚMA WEATHER

Organizadores da AgroPonte destacam impacto da feira em Criciúma

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (2), a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Criciúma foi utilizada por representantes da AgroPonte, uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil. A participação ocorreu por solicitação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Estiveram presentes o gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edson Borba, e os diretores da NossaCasa Feiras e Eventos, Jaqueline Backes e Willi Backes, responsáveis pela organização da feira.

A diretora Jaqueline destacou a transformação que a cidade viveu durante os cinco dias de realização do evento. “Foram cinco dias em que Criciúma se tornou o grande centro de atenção do agronegócio. Trouxemos grandes nomes do ramo para a cidade, e chamou a atenção, inclusive do governador, a relevância do agro na região Sul. A feira não é só de Criciúma, é de toda a região”, ressaltou.

Segundo ela, uma pesquisa realizada durante a AgroPonte mostrou o impacto econômico e social do evento. “Dos expositores, 11,6% estiveram pela primeira vez na cidade e, entre os visitantes, 4,7% vieram a Criciúma exclusivamente para a feira. Também tivemos recordes neste ano, com excursões de alunos, agricultores e visitantes de diferentes cidades. Foram mais de quatro mil trabalhadores por dia envolvidos na organização, além da contratação de mais de 400 empresas para fazer o evento acontecer”, destacou Jaqueline.

O diretor Willi Backes reforçou o papel estratégico do agronegócio na região. “O percentual de agricultura no PIB [Produto Interno Bruto] de Criciúma é baixo, mas quando analisamos o PIB da Amrec [Associação dos Municípios da Região Carbonífera], a agricultura e a pecuária aparecem como o segundo setor mais importante, ficando atrás apenas da fabricação de produtos cerâmicos. É importante lembrar que nessa conta não estão incluídos os frigoríficos. Nossa maior preocupação com a feira sempre foi garantir a qualidade do que estava sendo exposto. Hoje, o evento já tem repercussão nacional”, afirmou.

Já o gerente regional da Epagri, Edson Borba, ressaltou a importância da agricultura familiar dentro da AgroPonte. “Santa Catarina é um estado pequeno em termos de área, mas somos o quinto maior produtor de alimentos do país. Somos referência na produção de arroz e na pecuária leiteira a pasto. Desde o início entendemos que a agricultura familiar não poderia ficar de fora da feira, e isso se concretizou ao longo de todas as edições. O evento se consolidou como um espaço democrático para o agricultor familiar”, explicou.

ViaCosteira divulga oportunidades para pessoas com deficiência Anterior

ViaCosteira divulga oportunidades para pessoas com deficiência

Centenário de Emancipação: Criciúma terá show nacional gratuito com padre Fábio de Melo Próximo

Centenário de Emancipação: Criciúma terá show nacional gratuito com padre Fábio de Melo

Deixe seu comentário