
Prefeitura de Criciúma segue com desassoreamento de rios e reforça apelo de conscientização à população

Vila Francesa e Renascer recebem medidas preventivas; próxima intervenção em rios será no Cristo Redentor e Santa Luzia
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras e da Defesa Civil, segue com o cronograma de limpeza e desassoreamento dos rios e afluentes do município. As ações integram o plano preventivo de contenção de cheias e têm como foco a redução dos riscos de alagamentos, especialmente em bairros mais vulneráveis.
Ao longo desta semana, as equipes atuam em frentes de trabalho nos bairros Vila Francesa e Renascer, com serviços de remoção de resíduos acumulados, limpeza de taludes e bocas de lobo das redes pluviais. O prefeito Vagner Espindola destaca a importância das ações para a segurança das comunidades e reforça o apelo à população sobre o descarte inadequado de resíduos.
“Durante as ações do programa ‘Criciúma, Quem Ama Cuida’, encontramos grande volume de lixo doméstico e inservíveis no leito do Rio Sangão, como móveis e aparelhos eletrônicos. Nosso cronograma será mantido, mas é essencial a colaboração dos moradores para que o trabalho tenha resultado efetivo e duradouro”, pontua.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Cláudio Rosso Netto, a manutenção preventiva dos cursos d’água é uma execução técnica e estratégica da gestão.
“Trabalhamos com base em um planejamento técnico que define os pontos mais críticos. A limpeza do leito dos rios, a retirada de sedimentos e a melhoria da drenagem são fundamentais para o escoamento das águas em dias de chuva intensa. O leito do rio não serve para depósito de camas e colchões”, explica o secretário.
Ações na Vila Francesa e próximas etapas
Somente no Rio Sangão, na Vila Francesa, estão previstos cerca de 800 metros de desassoreamento. Para moradores da região, como o frentista Márcio Teixeira, que reside há 14 anos às margens do rio, a ação representa um alívio. “Quando chove forte, a água sobe muito rápido e todos ficamos apreensivos. O desassoreamento ajuda bastante, mas ainda vemos muito lixo sendo jogado no rio”, relata.
Mesmo com as ações de limpeza e manutenção, o acúmulo de resíduos ainda é um fator agravante. Por isso, a Administração Municipal reforça que a preservação dos rios é uma responsabilidade coletiva.
“Na semana passada, o prefeito esteve aqui alertando sobre o descarte ilegal de lixo. Dias depois, encontramos novamente o mesmo ponto tomado por resíduos. É essencial que a população se engaje. A Prefeitura está fazendo sua parte, mas o compromisso deve ser de todos”, complementa o morador.
Segundo o cronograma, os próximos bairros a receberem os serviços serão Cristo Redentor e Renascer, no Rio Cedro, seguidos pelos bairros Santa Luzia, Universitário, Sangão e Verdinho. A expectativa é de que até o final deste trimestre todas as regiões com rios e córregos tenham passado por intervenções, reforçando a segurança das comunidades em períodos de chuvas intensas.
Deixe seu comentário