
Profissionais do Cooperaliança Inclusiva capacitam professores da escola Dimmer Pizzetti

Com o objetivo de fortalecer a inclusão e ampliar o suporte às crianças atendidas pelo Centro de Atendimento e Terapias da Cooperaliança, a equipe do projeto Cooperaliança Inclusiva promoveu, nesta terça-feira, 22, uma capacitação para 21 professores da Escola Dimer Pizzetti. A formação, com carga horária de quatro horas, teve como tema “Aplicação da Ciência ABA no Ambiente Escolar – Estratégias Práticas para Professores”.
A iniciativa surgiu da relação próxima entre a escola e o centro terapêutico, que acompanha alunos da instituição. A partir disso, nasceu a proposta de unir esforços e compartilhar com os educadores ferramentas práticas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), reconhecida mundialmente no apoio ao desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A capacitação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, fonoaudióloga, psicomotricista e aplicadoras ABA. O conteúdo teve foco em estratégias adaptadas ao contexto escolar, com ênfase no ensino de habilidades, manejo de comportamentos e respeito às particularidades de cada criança.
“Muito realizada com a experiência incrível dessa manhã. Quantos aprendizados! As meninas são incríveis. Trazer a realidade para o debate e poder falar de cada aluno na sua individualidade foi enriquecedor. Quem dera todos tivessem essa oportunidade”, comentou a professora Thaine Villa Réus.
Para a coordenadora do projeto, Sany Mazzuchetti, ações como essa reforçam a importância de um trabalho conjunto, onde todos os envolvidos no cuidado da criança atuam de forma integrada. “Mais que um serviço, nós do Cooperaliança Inclusiva queremos fazer parte de uma rede de apoio que realmente funcione. Para que isso aconteça, nenhum elo pode ficar de fora. Sabemos que o desenvolvimento de uma criança com TEA não acontece somente na terapia, nem na escola e nem em casa. Ele acontece quando todos esses espaços se comunicam, se respeitam e se fortalecem mutuamente”.
Deixe seu comentário