
Programa Defesa Civil na Escola é realizado em Balneário Arroio do Silva

60 alunos tiveram a oportunidade de participar do programa que leva conteúdo e informação para a sala de aula
O município de Balneário Arroio do Silva aderiu ao programa Defesa Civil na Escola. Entre setembro e outubro, 60 alunos das turmas do 7º ano da Escola Municipal Jardim Atlântico participaram de atividades educativas voltadas à prevenção de desastres e cultura de autoproteção.
Com apoio de materiais didáticos e palestras, os estudantes aprenderam sobre fenômenos como enchentes, deslizamentos, vendavais e estiagens — especialmente os que mais ocorrem em Santa Catarina. “A participação no Programa Defesa Civil na Escola proporcionou uma experiência muito enriquecedora, tanto para mim quanto para os alunos. Foi possível compreender, de forma prática e contextualizada, a importância da educação preventiva e do monitoramento climático para a segurança da comunidade”, registrou a professora Josi Zanette do Canto.
Entre as atividades, os alunos construíram um pluviômetro caseiro, utilizando materiais simples e acessíveis. A professora Josi demonstrou como o instrumento deve ser montado e orientou sobre o procedimento correto de coleta e registro dos dados obtidos.
Os estudantes realizaram a observação prática das chuvas, compreendendo melhor como o monitoramento meteorológico contribui para a segurança da comunidade. Além disso, os alunos também entenderam a importância dos dados climáticos e conheceram de perto o trabalho da Defesa Civil no município.
“Levar a prevenção para as escolas é investir em segurança para o futuro da comunidade”, destacou o coordenador municipal da Defesa Civil, Éder Antonio de Oliveira.
O programa despertou o interesse e o engajamento dos alunos, fortalecendo a parceria entre escola, comunidade e Defesa Civil na construção de uma sociedade mais segura e resiliente.
Na escola o programa foi colocado em prática pelas professoras Josi Zanette do Canto e Joseli Krüger N. Kawabata, tendo o envolvimento da supervisora escolar Eloisa Maciel e do coordenador municipal da Defesa Civil Éder Antônio Oliveira.
Deixe seu comentário