CRICIÚMA WEATHER

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc promove reflexões sobre preservação da água e mudanças climáticas

Tradicional evento chega a 16ª edição integrando Ensino, Pesquisa e Extensão universitária em torno de temáticas globais

De 20 a 25 de outubro, a Unesc será palco da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). O encontro, que já faz parte do calendário acadêmico e comunitário, terá como tema em 2025: “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento reunirá estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em um ambiente de inovação, aprendizado e troca de saberes.

Ao todo, são 729 trabalhos submetidos, ou seja, cerca de 200 a mais que a edição anterior. Além disso, são mais de mil pessoas inscritas, porém, a expectativa é que ultrapasse os três mil, já que as inscrições ainda estão abertas.

Neste ano, o foco do evento é a preservação dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos, em um chamado à reflexão sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a necessidade de ações sustentáveis.

Conforme a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, a Semana de Ciência e Tecnologia reforça o compromisso da Instituição em integrar a ciência às demandas da sociedade. “Este é um momento de conectar saberes e construir pontes entre a Universidade e a comunidade. Ao trazer o tema ‘Planeta Água’, a Unesc reafirma seu papel na formação de cidadãos conscientes e na produção de conhecimento que contribua para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do nosso território”, enfatiza.

Programação diversificada

A programação é diversificada e contempla palestras com especialistas nacionais e internacionais, workshops práticos, apresentações de trabalhos científicos, lançamento coletivo de livros, atividades interativas e apresentações culturais. A proposta é aproximar a ciência da sociedade, mostrando como ela está presente no cotidiano e pode transformar realidades.

A palestra de abertura será ministrada por Carine Stefoni Böck, pesquisadora do Rio de Janeiro, oceanógrafa, que trabalha com a cultura oceânica e mudanças climáticas. É uma das palestras de maior destaque do evento. “Além dela, teremos atividades vinculadas ao tema em parceria com o CREA, que é também um dos patrocinadores. Já as sessões de comunicação acontecem de duas formas: primeiro, os painéis temáticos, que são apresentações orais de trabalhos reunidos por áreas em comum, mediados e avaliados por professores. Depois, as sessões de pôster digital, que ocorrem na terça e quarta-feira”, explica a coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Camila Serafim Daminelli.

Eventos paralelos

Ainda dentro da SCT, ocorre o Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; as feiras de Ciências e do Livro; a Ciência da Velocidade; o Workshop de Arqueologia; o Talento Cultural e a Feira de Inovação.

“Estão previstos vários eventos paralelos. A Engenharia Civil realizará um evento próprio, e a Ciência da Computação também terá uma grande programação, que movimentarão cerca de mil estudantes. Algumas semanas acadêmicas também irão acontecer dentro da SCT, reforçando o caráter integrador do evento”, acrescenta Camila.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc possui patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (CREA/SC), além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Todas as informações estão disponíveis no link: https://www.unesc.net/sct2025.

Câmara de Criciúma homenageia Esporte Clube União pelos 80 anos de história Anterior

Câmara de Criciúma homenageia Esporte Clube União pelos 80 anos de história

Projeto aprovado cria nova etapa de orientação antes da punição a ambulantes em Criciúma Próximo

Projeto aprovado cria nova etapa de orientação antes da punição a ambulantes em Criciúma

Deixe seu comentário