CRICIÚMA WEATHER

Siecesc promove café com Escolhedeiras de Carvão

Encontro ocorreu na sede do Carvão+ na SATC 

Uma tarde de memórias e reconhecimento marcou o Café com as Escolhedeiras de Carvão, promovido pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+). O encontro foi realizado nesta semana, na sede do Carvão+, na SATC, reunindo representantes de uma geração de trabalhadoras que ajudou a construir a história do setor carbonífero. 

Participaram do evento Silezia Maria dos Santos, Maria de Lourdes Ramos e Maria de Fátima da Silva Pinto. Elas compartilharam lembranças sobre a atividade que exerciam e agradeceram pela homenagem. “Foi um encontro muito importante e especial. Tivemos a oportunidade de conhecer como ingressaram no mercado de trabalho e ouvir histórias de vida marcantes. É extremamente gratificante reconhecer que essas mulheres contribuíram para que chegássemos até aqui. De certa forma, também somos escolhedeiras, hoje em outros papéis, liderando empresas e equipes”, destacou a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato. “As realidades são diferentes, mas seguimos unidas pela resiliência, força e coragem”, completou. 

As escolhedeiras tiveram papel fundamental no setor carbonífero entre as décadas de 1930 e 1960. Eram responsáveis por separar manualmente o carvão do rejeito, em uma época em que a lavra ainda não era mecanizada em Criciúma. Atualmente, as mulheres continuam ocupando espaço estratégico nas empresas do setor. O café também contou com a presença de Sandra Salvaro, da Carbonífera Belluno, e do diretor executivo do Siecesc-Carvão+, coronel Márcio José Cabral. 


’Criciúma, Quem Ama Cuida’: moradores do Grande Pinheirinho recebem mutirão de limpeza e inaugurações de obras Anterior

’Criciúma, Quem Ama Cuida’: moradores do Grande Pinheirinho recebem mutirão de limpeza e inaugurações de obras

Câmara de Criciúma realiza Sessão Especial em homenagem aos 40 anos do Ceja Próximo

Câmara de Criciúma realiza Sessão Especial em homenagem aos 40 anos do Ceja

Deixe seu comentário