CRICIÚMA WEATHER

Trato por Criciúma alerta para ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto

Sobrecarga da rede de coleta, extravasamento nas ruas e prejuízos no tratamento são alguns dos problemas provocados pela conexão inadequada da água da chuva no Sistema de Esgotamento Sanitário. Com períodos chuvosos no mês de janeiro, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) alerta para os prejuízos provocados essas ocorrências e reforça orientações com o trabalho dos profissionais do Trato por Criciúma.

“A água da chuva não pode ser direcionada para a rede de esgoto, pois sobrecarrega o sistema da CASAN e gera risco de transbordamentos. A sobrecarga na rede coletora também pode provocar o retorno para as residências”, explica a engenheira Tatiana Gomes Wessler, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.

Grande parte do problema ocorre pela ligação inadequada de calhas e de ralos externos à rede de coleta de esgotos. Esses dois locais devem receber a água da chuva e encaminhar para a rede de drenagem, formada pelas bocas de lobo e galerias pluviais.

“Desde o início do programa já registramos 148 casos de pluvial conectados à rede de coleta de esgotos. Em nossas visitas e vistorias alertamos aos moradores, pois a rede de esgoto não está dimensionada para suportar o volume de água da chuva. Deve receber exclusivamente o esgoto gerado nos imóveis e encaminhar para depuração da Estação de Tratamento”, complementa a engenheira.

Orientação à população

A identificação de irregularidades é uma preocupação da CASAN, pois muitos moradores não diferenciam adequadamente as destinações da rede de esgotos e das tubulações de águas pluviais, que são redes diferentes e independentes.

A rede de saneamento recolhe esgoto de pias, vasos sanitários, máquinas de lavar e chuveiros, entre outros equipamentos domésticos, e leva à Estação de Tratamento para sua devida depuração. A rede pluvial, ou de drenagem, recebe água de chuva, das calhas e da piscina e leva para um curso d'água (rio, córrego, lagoa).

“Para que essas informações sejam repassadas de forma correta, pedimos que os cidadãos agendem uma inspeção domiciliar gratuita com a equipe técnica para verificação das ligações da residência. A partir daí conseguimos orientar sobre as adequações ou apenas atestar que tudo está correto”, relata Tatiana.

Regularize seu imóvel

Para oferecer ainda mais informações, o programa Trato por Criciúma disponibiliza uma assessoria técnica gratuita sobre a correta ligação de residências e empresas com suas instalações hidráulicas, prazos e agendamento de vistorias.

O Trato por Criciúma tem sede na Rua Vitor Luís Angulski Sampaio, nº 391, bairro Jardim Maristela. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3413-6410 (WhatsApp).

Urussanga divulga cronograma de escolha de vagas para a Educação em 2026 Anterior

Urussanga divulga cronograma de escolha de vagas para a Educação em 2026

Içamento das vigas de novas passarelas nos kms 401 e 402 em Maracajá exige bloqueio da BR-101 Sul/SC Próximo

Içamento das vigas de novas passarelas nos kms 401 e 402 em Maracajá exige bloqueio da BR-101 Sul/SC

Deixe seu comentário