CRICIÚMA WEATHER

Câmara de Criciúma oficializa parceria com o Senado para qualificar o Legislativo

A Câmara de Vereadores de Criciúma firmou, nesta quinta-feira (17), um importante passo rumo à modernização e à qualificação do Poder Legislativo municipal. A Casa recebeu oficialmente do Senado Federal o Acordo de Cooperação Técnica nº 0200/2025, através do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), para execução do Programa Interlegis na cidade. A intermediação e conquista da parceria foram conduzidas pelo presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Criciúma, vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho.

Criado em 1997, o Programa Interlegis é uma iniciativa do Senado Federal, executada pelo ILB, que oferece gratuitamente produtos tecnológicos voltados à modernização, segurança da informação e promoção da transparência nas câmaras municipais e assembleias legislativas. Além disso, o programa promove oficinas e cursos de capacitação para servidores e parlamentares, qualificando a atuação legislativa em todo o país.

De acordo com o vereador Marquinho, a cooperação técnica permitirá à Câmara de Criciúma acesso a uma série de cursos e ferramentas voltadas à qualificação dos mandatos e à melhoria dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é, cada vez mais, fortalecer os mandatos e qualificar o trabalho dos parlamentares, porque um mandato bem preparado e atuante é fundamental para atender melhor a população, aprimorar as políticas públicas e fazer com que o Poder Legislativo contribua de forma ainda mais efetiva para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Com a oficialização da parceria, a Câmara já pode selecionar e ofertar cursos de capacitação e oficinas para os vereadores e servidores da Casa. A expectativa, segundo o parlamentar, é de que as atividades comecem ainda neste ano. “A partir da oficialização dessa parceria entre a Câmara de Criciúma e o Senado Federal, a Câmara já pode selecionar diversos cursos de capacitação e oficinas que vão contribuir para qualificar ainda mais os mandatos dos vereadores. A intenção é que ainda neste ano a Escola do Legislativo se reúna e consiga viabilizar algumas capacitações”.

Entre os cursos disponibilizados pelo Interlegis estão temas como moralidade pública, atualização do regimento interno, revisão da lei orgânica e implantação de portais modelo, todos voltados à melhoria da gestão legislativa. Um dos pontos positivos da parceria é que todos os serviços e capacitações não terão nenhum custo para a Câmara de Criciúma.

Presidente da Câmara de Vereadores assume como prefeito interino de Criciúma Anterior

Presidente da Câmara de Vereadores assume como prefeito interino de Criciúma

Tribuna: veja o que foi assunto na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Cocal do Sul Próximo

Tribuna: veja o que foi assunto na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Cocal do Sul

Deixe seu comentário