
Criciúma realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social e celebra 20 anos do SUAS

Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira (3 e 4) e tem como objetivo avaliar a trajetória do Sistema Único de Assistência Social
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Vinte anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. A iniciativa integra a etapa local da 14ª Conferência Nacional, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O evento ocorre no Centro Multiuso da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), anexo ao Parque das Nações Cincinato Naspolini, e tem como objetivo avaliar a trajetória do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor diretrizes para o fortalecimento da política pública nos próximos anos.
“O SUAS é um dos pilares de proteção da nossa sociedade. Ouvir os usuários e profissionais que atuam na ponta é essencial para transformar propostas em políticas públicas reais, integradas ao nosso planejamento e capazes de mudar vidas,” afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
O vice-prefeito Salésio Lima destacou a importância da escuta social. “Essa é uma oportunidade para que todos os segmentos da sociedade contribuam com ideias. O SUAS é uma construção coletiva que se fortalece com participação e compromisso”, ressaltou.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a conferência marca um momento estratégico para refletir e avançar. “Estamos celebrando duas décadas de um sistema que promoveu conquistas importantes, mas sabemos que os desafios persistem, e é com diálogo, união e responsabilidade que seguimos firmes na defesa e aprimoramento do SUAS”, pontuou.
Participação ativa e construção coletiva
A programação teve início na tarde desta quinta-feira com credenciamento, apresentação cultural e leitura do regimento. Os participantes também acompanharam a exposição dos cinco eixos temáticos que norteiam os debates: acesso aos serviços, financiamento, gestão, qualificação e controle social.
Nesta sexta-feira (4), a programação do evento inicia às 7h30 e segue com palestra da assistente social Janice Merigo, que abordará os 20 anos do SUAS sob a ótica da resistência e da garantia de direitos. Após os trabalhos em grupo, ocorrerá a plenária final para consolidar as propostas e eleger os delegados que representarão Criciúma na Conferência Estadual de Assistência Social.
As propostas locais foram construídas de forma participativa, com base nas pré-conferências realizadas em diferentes regiões do município. A sistematização das diretrizes ficará a cargo do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que enviará as contribuições às etapas estadual e nacional.
Deixe seu comentário