CRICIÚMA WEATHER

Criciúma realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social e celebra 20 anos do SUAS

Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira (3 e 4) e tem como objetivo avaliar a trajetória do Sistema Único de Assistência Social

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Vinte anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. A iniciativa integra a etapa local da 14ª Conferência Nacional, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O evento ocorre no Centro Multiuso da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), anexo ao Parque das Nações Cincinato Naspolini, e tem como objetivo avaliar a trajetória do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor diretrizes para o fortalecimento da política pública nos próximos anos.

 

“O SUAS é um dos pilares de proteção da nossa sociedade. Ouvir os usuários e profissionais que atuam na ponta é essencial para transformar propostas em políticas públicas reais, integradas ao nosso planejamento e capazes de mudar vidas,” afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

 

O vice-prefeito Salésio Lima destacou a importância da escuta social. “Essa é uma oportunidade para que todos os segmentos da sociedade contribuam com ideias. O SUAS é uma construção coletiva que se fortalece com participação e compromisso”, ressaltou.

 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a conferência marca um momento estratégico para refletir e avançar. “Estamos celebrando duas décadas de um sistema que promoveu conquistas importantes, mas sabemos que os desafios persistem, e é com diálogo, união e responsabilidade que seguimos firmes na defesa e aprimoramento do SUAS”, pontuou.

 

Participação ativa e construção coletiva

 

A programação teve início na tarde desta quinta-feira com credenciamento, apresentação cultural e leitura do regimento. Os participantes também acompanharam a exposição dos cinco eixos temáticos que norteiam os debates: acesso aos serviços, financiamento, gestão, qualificação e controle social.

 

Nesta sexta-feira (4), a programação do evento inicia às 7h30 e segue com palestra da assistente social Janice Merigo, que abordará os 20 anos do SUAS sob a ótica da resistência e da garantia de direitos. Após os trabalhos em grupo, ocorrerá a plenária final para consolidar as propostas e eleger os delegados que representarão Criciúma na Conferência Estadual de Assistência Social.

 

As propostas locais foram construídas de forma participativa, com base nas pré-conferências realizadas em diferentes regiões do município. A sistematização das diretrizes ficará a cargo do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que enviará as contribuições às etapas estadual e nacional.


Unesc finaliza preparativos para receber mais de 1,5 mil atletas nos Jogos Universitários Catarinenses Anterior

Unesc finaliza preparativos para receber mais de 1,5 mil atletas nos Jogos Universitários Catarinenses

Campanha de adoção de cães será realizada neste sábado em Urussanga Próximo

Campanha de adoção de cães será realizada neste sábado em Urussanga

Deixe seu comentário