CRICIÚMA WEATHER

Unesc finaliza preparativos para receber mais de 1,5 mil atletas nos Jogos Universitários Catarinenses

Congresso Técnico define os detalhes da 68ª edição do evento, que ocorrerá de 17 a 23 de julho e promete movimentar Criciúma e o campus da Insituição

De 17 a 23 de julho, Criciúma será palco dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que neste ano a Unesc será anfitriã. O evento reunirá cerca de 1,5 mil atletas, distribuídos em 13 modalidades, e promete movimentar o cenário esportivo universitário do estado.

Em preparação para a competição que é considerada uma das principais vitrines do esporte universitário catarinense e classifica os vencedores para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que reúnem instituições de Ensino Superior de todo o país, a Unesc realizou o Congresso Técnico que definiu os detalhes do evento. 

Ao todo, 28 universidades estarão presentes e distribuídas em modalidades como Badminton, Beach Tennis, Tênis, Tênis de Mesa, Basquete, Basquete 3x3, Futebol, Futsal, Handebol, Karatê, Vôlei de Praia, Vòlei e Xadrez. “Sediar os Jogos Universitários Catarinenses é motivo de orgulho para a Unesc. Estamos preparando cada detalhe com muito cuidado para receber atletas de todo o estado, com estrutura de excelência, acolhimento e ambiente propício não somente para a competição, mas também para a integração, a troca de experiências e o fortalecimento do esporte universitário. Serão dias intensos, que irão movimentar nosso campus e nossa cidade e reforçar o papel da Unesc como protagonista no desenvolvimento regional, também por meio do esporte”, comenta o pró-reitor de Administração e Finanças e presidente da Comissão Organizadora dos JUCs, José Otávio Feltrin.

As disputas acontecem nos espaços esportivos da Unesc, Satc, Mampituba e no Ginásio da Fundação Municipal de Esportes. Já as modalidades de Judô e Natação serão em Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis, respectivamente.

Realização

A realização é fruto da parceria entre a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Unesc, Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Prefeitura de Criciúma e Fundação Municipal de Esportes (FME).

Para a reitora em exercício Gisele Coelho Lopes, os jogos colocam a região Sul do estado em evidência, pois se trata de uma grande competição. “É uma oportunidade de mostrarmos a força do Sul catarinense, da Unesc e da cidade de Criciúma como referência em educação, esporte e acolhimento. Receber os Jogos Universitários Catarinenses é uma satisfação para nós. É também um reconhecimento da estrutura e do nosso compromisso com o esporte, com a formação cidadã e com a valorização da vida universitária. Mais que competição, os JUCs representam integração, superação e pertencimento ao ambiente acadêmico”, afirma.

A Cerimônia de Abertura dos Jucs acontecerá no Ginásio José Antônio Carrilho, a partir das 19h do dia 17/7. 

O coordenador do setor de esportes da Unesc, Fagner Viana, enfatiza que, além de proporcionar uma grande vivência aos acadêmicos, seja no âmbito do Ensino quanto no esportivo, a Unesc é referência em investimentos na área esportiva. "O esporte movimenta, muda e também transforma a vida de todos. A nossa Instituição tem um grande cuidado quanto ao assunto, sendo que sempre realizamos investimentos no setor esportivo para que possamos representar bem o município e a região", cita.

O presidente da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Manoel Obdulio Rebelo, destaca que a competição estadual é uma porta de entrada para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). "Estamos empolgados com a animação da Unesc e tenho certeza que esse será um dos melhores jogos que tivemos desde 2005, quando iniciamos a competição", fala.

Rebelo, também relatou que o estado está entre as três melhores federações do Brasil, sendo o único integrante da Federação com todas as equipes masculinas e femininas das modalidades coletivas, como vôlei e basquete, na primeira divisão.

"É um fato diferenciado. Somos considerados um dos melhores do país o que nos enche de orgulho. Além disso, temos o auxílio financeiro estadual, o que é indispensável. Apenas neste ano, o Governo Estadual investiu cerca de R$ 200 mil para os JUCs e mais 700 mil para os JUBs", conclui.

Ciência no esporte

A Unesc é referência em Pesquisa no estado e no país, por isso, por meio do curso de Educação Física, irá se dedicar à alguns estudos durante o evento esportivo. Conforme o coordenador do curso, Joni Márcio Farias, será proposta a análise dos impactos do esporte universitário na vida dos atletas.

"A nossa intenção é avaliar quanto o esporte pode contribuir para a formação profissional e humana. O responsável por desenvolver os estudos será o Grupo de Extensão e Pesquisa em Exercício e Saúde (Gepes). Ao promover esse evento a Unesc permiti que nossos estudantes vejam na prática o desenvolvimento do esporte, o que inclusive é uma forma de promover a Extensão”, conclui.

Primeiro Rock na Praça de Morro da Fumaça marca abertura de cronograma do Viva MF do 2º semestre de 2025 Anterior

Primeiro Rock na Praça de Morro da Fumaça marca abertura de cronograma do Viva MF do 2º semestre de 2025

Criciúma realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social e celebra 20 anos do SUAS Próximo

Criciúma realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social e celebra 20 anos do SUAS

Deixe seu comentário