Peregrinação de imagem da Santa Padroeira de Maracajá termina nesta sexta-feira
Com igrejas lotadas todas as noites em cada uma das 16 comunidades percorridas de Maracajá, Forquilhinha, Içara e Araranguá, retorna nesta sexta-feira (28) à igreja matriz a imagem de Nossa Senhora da Conceição. O ato encerra o primeiro ciclo das comemorações em torno da festa anual da padroeira de Maracajá, que transcorre no primeiro domingo de dezembro, dia 7, um dia antes da data oficial da Santa (8/12), quando é feriado no município.
A devoção à Santa Padroeira da Paróquia de Maracajá cresce a cada ano, e a constatação é pela quantidade de pessoas participando das missas da peregrinação da imagem da Santa. No dia 12 de novembro, a caminhada começou com a saída da igreja matriz em direção à comunidade de Taquaras, localidade de Forquilhinha. Nas noites seguintes, após a reza do terço mariano, a imagem seguiu para uma comunidade vizinha.
Procissões motorizadas da imagem se sucederam a cada noite, em um espetáculo que mobilizou centenas de pessoas diariamente. Dezenas de fiéis, de variadas comunidades, acompanham o cortejo todas as noites. Os padres José Aires, pároco de Maracajá, e Rafael Borges, vigário, se dividem na presidência das missas, abençoando multidões. Após cada celebração, partilhas de alimentos servem de confraternização entre as comunidades.
No sábado (29) e durante a semana que vem, antecedendo a festa, a igreja matriz também deve ficar lotada para a 8ª Campanha de Orações das Talhas de Caná, inspirada no milagre bíblico da transformação da água em vinho, na Galileia. A cada noite, um padre convidado celebra missa com o objetivo de fortalecer a fé pela intercessão mariana, pedindo a Jesus que transforme as situações de vida dos fiéis, assim como transformou a água em vinho.
No dia da festa, domingo da semana que vem (7/12), após missa solene presidida pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach, será servido o tradicional almoço festivo no Centro de Pastoral Paroquial, seguido de tarde dançante e sorteio da cartela premiada. As comemorações terminam no dia 8, feriado municipal em Maracajá, quando começam as festividades que marcarão os 70 anos de instalação da paróquia, criada em 25 de janeiro de 1956.
Deixe seu comentário