
Plano Municipal de Cultura será elaborado com a participação da comunidade em Urussanga

Em parceria com o Sebrae, o Governo Municipal promove encontros para definir estratégias e metas culturais para os próximos 10 anos.
Após implementar o Sistema Municipal de Cultura, Urussanga dá um passo importante para o desenvolvimento estratégico da área. A elaboração do Plano Municipal de Cultura, em parceria com o Sebrae e por meio do programa Cidade Empreendedora, será realizada com a participação da comunidade. O primeiro seminário de planejamento acontece na próxima segunda-feira, dia 21, às 19 horas, no salão de festas da Igreja do bairro São Pedro.
O evento irá apresentar o diagnóstico realizado por uma consultora, que coletou dados e informações por meio de visitas e pesquisas no município. “Acompanhamos essas visitas para a coleta de informações por meio de entrevistas. Com isso, a consultora pôde ter uma base sólida de conhecimento sobre a cultura em Urussanga. Esse levantamento será apresentado a todos para que possamos, juntos, contribuir na construção do nosso Plano Municipal de Cultura. Ao todo, serão três seminários com temas diferentes, e é fundamental a participação de todos, pois assim podemos compartilhar ideias e desejos para o futuro da nossa cultura”, destaca Eliana Maccari, diretora de Cultura de Urussanga.
Após o primeiro encontro, os próximos seminários serão realizados nos bairros Nova Itália e Centro. O segundo seminário, focado em estratégias e metas, acontecerá no dia 9 de agosto, às 9h, na Escola Lydio De Brida. O terceiro e último seminário, que abordará indicadores e prazos, ocorrerá no dia 25 de agosto, no Parque Municipal (Casa do Colono).
“Nós chamamos isso de CPF da Cultura, ou seja, já temos o Conselho e agora estamos encaminhando o Plano e o Fundo. Ter o sistema completo é uma obrigatoriedade para continuar recebendo verbas públicas por meio de editais de fomento à cultura. O Plano Municipal de Cultura será elaborado com ações de curto, médio e longo prazo, e abordará temas como modelos de festas, equipamentos culturais e patrimônio. Quando finalizado, será encaminhado como Projeto de Lei, para que possamos seguir esse planejamento no município. Consolidar um Plano é garantir continuidade e metas claras para os próximos 10 anos”, afirma Vanessa Lopes, secretária de Cultura, Turismo e Esporte.
Deixe seu comentário