
Socialização com cão da PM encanta crianças em creche de Cocal do Sul

Ação do Programa Saúde na Escola promoveu aproximação com a Polícia Militar e reforçou a prevenção à violência na infância
Sorrisos, curiosidade e muito afeto marcaram uma manhã especial na Creche Lurdes Carara, em Cocal do Sul, durante a semana. Como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), as 106 crianças da unidade participaram de uma atividade de socialização com a cadela Kira, do Canil da Companhia de Patrulhamento Tático do 9° Batalhão da Polícia Militar.
A iniciativa teve como foco a prevenção da violência na infância, promovendo a construção de vínculos positivos com profissionais da segurança pública e o estímulo ao respeito e à convivência. A Kira, uma fêmea treinada em guarda, proteção e cianotecnia, já é experiente em lidar com crianças em ações educativas na região.
A ação foi organizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Cristo Rei, responsável pelo acompanhamento da comunidade local.
Segundo a enfermeira Mascileni Benede, da ESF Cristo Rei, a proposta foi unir informação e afeto. “A socialização com o cão ajuda a quebrar barreiras, aproxima as crianças da figura dos policiais e torna o ambiente mais acolhedor e educativo”, explica.
Além da Kira, participaram os policiais militares SD Fátima e Cb Stoker, que conduzem os cães da Companhia de Policiamento com Apoio Especializado (CPAE) do 9º BPM. Eles apresentaram o trabalho realizado pelo canil da PM, explicaram o papel dos cães no patrulhamento e reforçaram mensagens de proteção, cuidado e respeito.
A Creche Lurdes Carara foi contemplada nesta etapa do PSE e recebeu a ação com turmas de crianças de 6 meses a 5 anos e meio, com atividades adaptadas a cada faixa etária.
“A prevenção também se faz com experiências positivas. E ver o brilho no olhar das crianças mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou a secretária de Saúde de Cocal do Sul, Giovana Galato.
Deixe seu comentário