
Programa Criciúma + Qualificação realiza cerimônia de formatura das primeiras turmas

Solenidade realizada no Paço Municipal prestigiou formandos, familiares e professores da Escola Móvel do Senai
A noite desta sexta-feira (17) foi marcada por emoção e alegria com a formatura de mais de 50 alunos das primeiras turmas do Programa Criciúma + Qualificação, uma parceria da Administração Municipal com o Serviço Nacional de Aprendizagem Institucional (Senai). A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos gratuitos de Instalação, Desinstalação e Manutenção de Ar Condicionado e de Manutenção Mecânica Industrial ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Com 160 horas de duração, as capacitações ocorreram em turmas organizadas nos períodos vespertino e noturno, ampliando as possibilidades de acesso à formação profissional. Promovidas pelo Governo Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Assistência Social, em parceria com o Senai Regional Sul, as aulas aconteceram na Escola Móvel do Senai, instalada no Parque das Nações.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o momento representou mais um avanço na formação profissional da população. “É gratificante acompanhar esse momento especial e ver a importância desse programa. Hoje, colocamos mais de 50 pessoas qualificadas no mercado de trabalho, preparadas para atuar em seus respectivos segmentos. Isso é Criciúma: qualificando os seus cidadãos para as empresas da região”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, reforçou que a qualificação profissional amplia as oportunidades individuais e, ao mesmo tempo, fortalece a economia local. “O Programa Criciúma + Qualificação foi estruturado a partir das demandas por mão de obra qualificada identificadas pelas empresas da região e pela nossa Central de Empregos. Então, são duas formações com grande procura no mercado e excelentes perspectivas de empregabilidade”, afirmou.
Para a secretária de Assistência Social de Criciúma, Dudi Sônego, “estar formando, ou seja, entregando o certificado a essas pessoas é um momento marcante. A qualificação profissional é uma estratégia muito positiva e eficiente para a diminuição de vulnerabilidades socioeconômicas, oportunizando emprego e renda, bem como autonomia financeira e melhores oportunidades na vida de muitas famílias”.
O gerente-executivo do Sesi Senai Regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral, ressaltou os diferenciais da qualificação. “A Escola Móvel do Senai é um projeto itinerante que garante o acesso a qualificação profissional em todas as comunidades e bairros, em áreas bastante diversificadas. Para atração e retenção de indústrias em um município, ter uma população preparada tecnicamente é um fator determinante. O Governo Municipal de Criciúma, atento a isso, nos procurou e de forma colaborativa construímos esse belíssimo projeto”, pontuou.
Deixe seu comentário