
Câmara de Cocal do Sul realiza 29ª Sessão Ordinária

Durante a Ordem do Dia foram apreciados e aprovados, por unanimidade, um projeto de resolução, um requerimento e quatro indicações.
A Câmara Municipal de Cocal do Sul realizou, na terça-feira (26), a 29ª Sessão Ordinária de 2025. O vereador Marcel Freitas (PSD) teve ausência justificada por motivos de saúde.
Na Tribuna Livre, o presidente do Conselho Comunitário Fernando de Fáveri, Nelson da Silva, usou o espaço para responder a citações feitas por vereadores em sessões anteriores sobre o Centro de Eventos e o próprio Conselho. Ele explicou a origem dos terrenos, os valores de aluguel, consumo de energia elétrica e outros pontos levantados anteriormente. Também falou sobre a rua coberta que está em construção em frente ao Centro de Eventos e sobre investimentos já realizados. Para reforçar as informações, deixou cópias de documentos com os vereadores. O presidente da Câmara, Gilson Clemes (PL), abriu espaço para perguntas, possibilitando esclarecimentos adicionais.
Não houve uso da Tribuna Legislativa nesta sessão.
Ordem do Dia
Durante a Ordem do Dia foram apreciados e aprovados, por unanimidade, um projeto de resolução, um requerimento e quatro indicações.
- Projeto de Resolução nº 03/2025 – de autoria da Mesa Diretora, regulamenta o procedimento de justificativa de faltas dos vereadores às sessões e reuniões de comissões. A proposta prevê desconto proporcional no subsídio em caso de ausência injustificada e lista as situações em que a falta pode ser abonada, como doença comprovada, licença maternidade ou paternidade, luto, casamento e participação em missão oficial de interesse do município.
- Requerimento – de autoria das bancadas do MDB e PL, compostas pelos vereadores Vicervânio Bez Fontana, Glicia Pagnan, Júlio Fogaça de Oliveira, Gilson Clemes e Valdnei da Silva. O pedido solicita que o Executivo, por meio da Secretaria de Obras, informe à Câmara a relação de obras realizadas em 2025 e o planejamento para o restante do ano. O documento também pede esclarecimentos sobre quais obras foram custeadas com recursos próprios e quais tiveram outras fontes de financiamento.
- Indicações das bancadas do MDB e PL – compostas por Vicervânio Bez Fontana, Glicia Pagnan, Júlio Fogaça de Oliveira, Gilson Clemes e Valdnei da Silva:
- Solicitação de asfaltamento da Rua Dulcelina Margoti até a Área Industrial IV;
- Estudo para aquisição de terreno visando à construção de um Parque Municipal.
- Indicação do vereador Gilson Clemes (PL) – pede a limpeza das ruas São José (entroncamento com a Rua José Inocêncio Aguiar) e Jarvis Gaidzinski, no bairro Cristo Rei.
- Indicação das bancadas do PP e PSD – compostas por Maria Luiza da Rolt, Marcelo Dalló, Cirlene Gonçalves Scarpato e Marcel Freitas. Sugere um estudo técnico e posterior elaboração de projeto para revitalização da Praça Central Cônego João Dominoni. A proposta prevê melhorias em acessibilidade, paisagismo, arborização, iluminação e segurança, buscando harmonizar o espaço com as edificações já existentes.
Encaminhamentos
Os documentos aprovados serão enviados ao Poder Executivo de Cocal do Sul. Caberá às secretarias competentes prestar os devidos esclarecimentos e avaliar a execução das melhorias sugeridas pelos vereadores.
Confira a Sessão na Íntegra
https://www.youtube.com/live/WPvoNxPQmT0?si=Dayd0SVEu7sJhVWn&t=2034
A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira, 02 de setembro, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram - Facebook - YouTube.
Deixe seu comentário