Resumo da 76ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura da Câmara de Criciúma
A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou, nesta terça-feira (28), a 76ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura, em formato Itinerante, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera. Durante a reunião, os parlamentares apresentaram requerimentos e indicações voltados a temas como infraestrutura, mobilidade urbana, meio ambiente e educação infantil. Na Ordem do Dia, foi apreciado e aprovado um projeto de lei em única discussão e votação.
O vereador Juarez de Jesus (PL) apresentou três requerimentos relacionados à pavimentação asfáltica em diferentes regiões do município. O Requerimento Nº 781/2025 solicita informações sobre a possibilidade de pavimentação na altura da faixa de pedestres situada na saída do Terminal Urbano da Próspera, no sentido bairro–Centro. O Requerimento Nº 782/2025 questiona o Poder Executivo sobre a previsão para início das obras de pavimentação da Rua Nilton Pedro Santana, no bairro Brasília, e o Requerimento Nº 783/2025 trata da mesma solicitação referente à Rua Aristídes José Bom, no bairro Próspera.
O vereador Valdeci Bittencourt (PSD), o Amaral, protocolou o Requerimento Nº 784/2025, questionando se há projeto para construção de um elevado na rótula das ruas Domenico Sonego e Visconde de Cairu, em frente à Padaria Doce Pão, no bairro Santa Bárbara, pedindo informações sobre planejamento, prazos ou justificativas para eventual ausência do projeto.
O vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho, apresentou cinco requerimentos. O Requerimento Nº 785/2025 solicita informações sobre as fiscalizações e visitas técnicas mencionadas no MEM nº 8789/2025, referentes à Casa Mortuária e ao Cemitério do bairro Brasília. O Requerimento Nº 786/2025 pede informações sobre o estudo de viabilidade técnica da Praça Aloysius Back, conforme resposta ao Requerimento nº 568/2025. O Requerimento Nº 787/2025 questiona se há intenção do Poder Executivo em construir uma creche para atender famílias da região da Linha Batista e arredores. O Requerimento Nº 789/2025 solicita o cronograma de manutenção e pavimentação das ruas Valdemiro Perez e Antônio de Souza Constantino. Já o Requerimento Nº 790/2025 cobra informações sobre o atraso na pintura da quadra poliesportiva, instalação de lixeiras e substituição de bocas de lobo na Praça do Trabalhador.
Marquinho ainda apresentou o Requerimento Nº 791/2025, perguntando se há projeto ou cronograma de pavimentação das ruas Teresina, Maceió, Recife, Aracaju, Xingu, Natal, Sebastião Costa, Porto Velho, Goiânia e Manaus, no bairro Brasília. O Requerimento Nº 792/2025 segue no mesmo sentido, questionando sobre as ruas Paraíba, Sergipe, São Pedro, Antônio Benedete, Julia Benedet Salvador e Pará, no bairro Próspera.
A vereadora Gorete Corrêa Boaroli (PSDB) protocolou o Requerimento Nº 788/2025, solicitando informações sobre a substituição das pontes de madeira por estruturas de concreto nas ruas Imbituba, no bairro Brasília, e Ariosvaldo Machado, próximo à casa nº 75, no bairro Vila Rica. Ela questiona a existência de projeto, prazo para execução ou justificativa para eventual ausência de previsão.
Indicações
O vereador Juarez de Jesus apresentou seis indicações voltadas a melhorias urbanas e ambientais. As Indicações Nº 536/2025, 538/2025 e 539/2025 pedem a colocação de tampas de boca de lobo nas ruas Cuiabá, Nilton Pedro Santana e Porto Alegre, respectivamente, todas no bairro Brasília. A Indicação Nº 537/2025 solicita o mesmo serviço na Rua Natal Sartor, esquina com a Rua Presidente Kennedy, no bairro Pio Corrêa. A Indicação Nº 540/2025 requer o desassoreamento, remoção de resíduos e limpeza das margens do Rio Linha Anta, no bairro Próspera, enquanto a Indicação Nº 541/2025 pede a colocação de tampa de boca de lobo na Rua Assunta Bianchi Linemburger, esquina com a Rua Acre, no bairro Nossa Senhora da Salete.
A vereadora Gorete Corrêa Boaroli apresentou duas indicações voltadas à recuperação de vias com lajotas: a Indicação Nº 542/2025, que solicita reparos na Rua Campo Verde, no bairro Demboski, e a Indicação Nº 543/2025, que pede o mesmo serviço na Rua Paraíba, no bairro Próspera.
Ordem do Dia
Na Ordem do Dia, os vereadores apreciaram e aprovaram, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Nº 128/2025, de autoria do vereador Nícola Martins (PL), que institui, no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do município de Criciúma, o “Dia Municipal do Antigomobilismo”.
Também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 133/2025, de autoria do vereador Marcio Daros da Luz, que declara de utilidade pública a Associação Projeto Missionário João 3.8.
Deixe seu comentário