Geral

Moradores de Espigão da Toca e Sangão Madalena protestam contra proibição de passagem de veículos em túnel de travessia na BR-101

Moradores das comunidades de Espigão da Toca e Sangão Madalena, em Maracajá, estão revoltados com a proibição da passagem de veículos em um túnel usado para travessia da BR 101. A placa que proíbe a passagem pelo túnel foi colocada pela CCR Via Costeira – Concessionária que administrará as praças de pedágios no Sul de Santa Catarina.

Para tentar resolver o impasse e a liberação do túnel para circulação de veículos entre as comunidades de Espigão da Toca e Sangão Madalena, o vereador Alex Cichella – PSD, intermediou uma reunião, esta semana, entre moradores das duas comunidades e prefeitura de Maracajá.

Reunião: Centro Comunitário Espigão da Toca

Durante a reunião, os moradores relataram que estão enfrentando problemas com a situação. Eles utilizam o túnel para fazer a travessia de carro, mas agora a Concessionária instalou uma placa de sinalização no local, proibindo a passagem de veículos. Com isso, os moradores teriam que percorrer um trajeto bem maior para ter acesso a outros bairros e à área central de Maracajá.

“Temos muitos moradores em Sangão Madalena que trabalham em um frigorífico no Espigão da Toca e com a proibição, precisam percorrer aproximadamente três quilômetros a mais, por um acesso em Criciúma, para chegar ao trabalho”, relata.

Segundo o vereador, o transtorno causado aos moradores do Espigão da Toca, que precisam apenas atravessar a BR 101, para ir na comunidade de Sangão Madalena, ou vice versa, é muito grande.

O prefeito Anibal Brambila, o vice Volnei Rocha, a Secretária de Administração e Finanças, Edilane Rocha Nicoleite, e o chefe de gabinete Alírio Leandro e o Sargento da Polícia Militar, Igor Pimentel, participaram da reunião no Centro Comunitário de Espigão da Toca.

Brambila e Volnei informaram que já solicitaram uma reunião com os representantes da Concessionária, pois precisam debater outras pautas também. “A reivindicação dos moradores será levada para esta reunião e vamos pedir que algo seja feito, para que estas comunidades não sejam prejudicadas”, disse o prefeito Anibal Brambila.

Conforme Alex, os moradores farão um Abaixo-Assinado que será encaminhado à Concessionária, solicitando a liberação do trânsito de carros, além da ampliação do túnel, que hoje tem espaço apenas para um carro fazer a travessia.

“Não vamos aceitar que o túnel seja restrito a pedestres e ciclistas. Queremos que seja ampliado para que dois carros possam circular em sentidos opostos, além de espaço com proteção para que pedestres e ciclistas não tenham que dividir o mesmo espaço com os veículos durante a travessia”, declara o vereador, afirmando que também irá cobrar a pavimentação de um trecho das marginais nessa região que não foi feito, e que está em estado precário.

Placas foram colocadas pela Concessionária que administrará as praças de pedágios no Sul de SC

 

Motoristas terão que transitar aproximadamente três quilômetros para ir de um lado ao outro da BR 101

 

Moradores querem a liberação e ampliação do túnel

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo