Educação

Unesc comemora Dia da Extensão com lançamento do Programa Território Paulo Freire 2

O Dia da Extensão (2/5), será comemorado na Unesc com uma grande novidade. Para marcar a data, a Universidade irá lançar oficialmente o Programa Território Paulo Freire 2, ampliando assim a sua atuação em projetos junto à comunidade. O lançamento ocorrerá na próxima segunda-feira (3/5), às 19 horas, no canal da Unesc TV no Youtube (youtube.com/unesctv) e faz parte da programação especial do Dia da Extensão, que iniciará às 9 horas e terá a participação de professores, estudantes, lideranças de bairros e participantes dos projetos comunitários.

Em 2021, o Dia da Extensão vai comemorar o centenário de Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. O educador é reconhecido mundialmente por suas contribuições ao processo de educação de trabalhadores e pela defesa de uma prática educativa que dialoga com a realidade das pessoas.

A programação especial na Unesc terá início às 9 horas, com uma mesa redonda com coordenadores de projetos de extensão da Universidade (acesso pelo link meet.google.com/nat-jjfu-dfp). Às 14 horas, haverá um diálogo sobre a inclusão da extensão no currículo acadêmico, com a presença de coordenadores dos projetos (acesso pelo link meet.google.com/msm-hqag-rzz).

Às 19 horas, ocorrerá o lançamento do Programa de Extensão Território Paulo Freire 2, com a palestra “Extensão Universitária e o Currículo: Reflexões sobre a Articulação com o Ensino e a Pesquisa”, com a professora doutora Sônia Regina Mendes dos Santos. Graduada em Psicologia, Sônia é doutora em Educação, compõe o quadro de avaliadores de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é membro do Fórum de Extensão das Universidades Particulares (Forexp).

Para comemorar os 100 anos de Paulo Freire, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, explica que a Universidade irá ampliar a abrangência do Programa Território Paulo Freire. Com o lançamento do Território Paulo Freire 2, a Unesc irá desenvolver projetos em oito bairros no entorno da região dos bairros Pinheirinho e Universitário. “Serão nove projetos aprovados em editais e desenvolvidos junto a estas comunidades. A extensão é muito importante, pois possibilita a formação de um profissional cidadão, de olhar ampliado, e que junto à sociedade tem a possibilidade de produzir um conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes”, afirma.

Dentre os projetos de extensão que a Unesc realiza no Sul e no Extremo Sul catarinense, também estão os pertencentes ao Programa Território Paulo Freire 1, desenvolvidos desde 2014 nos bairros da chamada “Grande Santa Luzia”, em Criciúma.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo