Economia

Empresas apostam em benefícios voltados ao bem-estar para atrair colaboradores

Companhias implementam iniciativas visando trazer maior segurança e tranquilidade aos funcionários

A atual crise causada pela pandemia do ovid-19 está alertando empregadores à necessidade de proteger a saúde e promover o bem-estar dos funcionários. O isolamento social e a preocupação com o vírus, colocou em cheque a saúde mental da população, que se viu obrigada a se adaptar diante de um cenário inesperado. Embora a pandemia tenha sido um ponto de atenção para algumas companhias, outras já perceberam há mais tempo que o investimento em programas de prevenção à saúde, bem como a implementação de gestão humanizada, pode ajudar a enfrentar desafios e alcançar melhores resultados no dia a dia.

Levantamento realizado pela Kenoby aponta que a saúde mental dos funcionários é um tema cada vez mais abordado pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas brasileiras. Em 37,7% das companhias analisadas existem benefícios voltados para melhorar o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores, enquanto 38,7% não contam com essas facilidades, mas estudam a possibilidade de investir na área. A pesquisa mostrou ainda que 36,6% das empresas apontam que a falta de cuidado com a força de trabalho pode impactar na produtividade individual e do time, no baixo engajamento (23,3%) e no aumento do turnover (19,6%). Para contornar esses problemas, 59,9% das empresas têm como prioridade a contratação de um especialistas ou a criação de um setor para cuidar do assunto.

Alexandre Máximo, CEO da Medipreço, startup parceira das empresas no cuidado à saúde e bem-estar de seus colaboradores, acredita que as ferramentas para manter os funcionários saudáveis são vantajosas tanto para o colaborador quanto para a companhia em si. “As pessoas estão procurando oportunidades com benefícios trabalhistas que vão além do seguro de vida e os convênios médico e odontológico. A maioria dos colaboradores desejam hoje contar, por exemplo, com o atendimento psicológico por telemedicina, app para compra de medicamentos, convênio com academias, etc. Esse cenário demonstra o quanto as companhias devem se preocupar com o bem-estar de cada um dos colaboradores”, explica.

A visão do empreendedor é corroborada por uma pesquisa recente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Nele, apenas 20% dos trabalhadores informaram que enxergam o salário como prioridade para mantê-los na empresa, enquanto 90% dizem que a ampliação dos benefícios trabalhistas é o que mais os motiva a permanecer em uma companhia. “A saudabilidade dos funcionários é considerada um fator determinante para melhorar a competitividade da empresa no mercado. Quanto mais saudável e confortável o colaborador estiver, mais produtivo ele será em suas tarefas e ajudará no desenvolvimento dos negócios além de obviamente auxiliar na retenção dos talentos”, avalia.

Solução para o mercado corporativo

Por meio de uma plataforma de gestão de saúde continuada, a Medipreço permite que colaboradores das empresas parceiras comprem medicamentos e produtos de saúde com descontos em relação ao varejo tradicional e, em contrapartida, utiliza a análise de dados para oferecer estratégias inteligentes e trazer diagnósticos assertivos de prevenção de doenças dentro das companhias.

“Nosso maior propósito é democratizar o acesso à saúde. O app apresenta uma série de funcionalidades que vão desde a compra do seu remédio até mesmo a geração de informações de saúde para ajudá-los a mitigar o risco de doenças, que quando diagnosticadas e tratadas previamente, é possível evitar maiores complicações. Por exemplo, uma gripe que poderia virar uma pneumonia, uma dor nas costas que poderia virar uma hérnia de disco e assim por diante. Queremos ajudar os colaboradores das empresas a cuidarem melhor não apenas da sua saúde, mas também do bem-estar da sua família”, conclui Alexandre.

Gestão humanizada também geram ambientes mais saudáveis

Além dos benefícios de prevenção à saúde, a implementação de uma gestão humanizada também é um benefício para os colaboradores nos dias atuais. Lideranças de todos os setores precisam criar estratégias para tornar o espaço de trabalho um local de acolhimento e apoio, já que as corporações acabaram se tornando importantes para a manutenção da saúde mental de seus funcionários.

Durante o isolamento social, grupos de WhatsApp para assegurar contato direto com colegas e gestores, ações de bem-estar promovidas semanalmente e ajustes no cenário na empresa (por exemplo: o adiantamento de benefícios como vale-alimentação ou 13º) são primordiais para que as incertezas do momento e as inseguranças das pessoas não fiquem ainda mais abaladas. Além da garantia financeira, palavras de conforto vindo diretamente de líderes podem trazer mais tranquilidade e segurança psicológica.

De acordo com Anna Moreira Bianchi, CEO da empresa de tecnologia NeoAssist, as pessoas que compõem a empresa desde sempre precisam ser uma das prioridades, como foco sempre no desenvolvimento de um ambiente saudável, agradável e que assegure a felicidade de todos. “Queremos gerar experiências incríveis na NeoAssist, seja com nossos clientes ou com nossos colaboradores. Para fazer isso internamente precisamos nos certificar de que temos um ambiente seguro em que todos podem ser quem são e que suas individualidades são aceitas e respeitadas. Principalmente nesse momento de crise, desejamos que todos se sintam acolhidos e se sintam bem em nossa empresa, sabendo que podem contar com os gestores”, conclui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo