Aeroporto de Jaguaruna: Latam oferece voos em 5 dias da semana; Azul planeja retomar voo bate e volta em setembro
O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, registra um aumento constante no número de passageiros que utilizam os serviços. Com a retomada dos voos, as companhias aéreas estão ampliando os serviços na região. A Latam agora passa a oferecer voos em cinco dias da semana de Jaguaruna para São Paulo neste mês de julho: as segundas, quartas e quintas, às 15h15; as terças, às 17h45 e as sextas, às 16h35.
A Azul Linhas Aéreas voltou a operar há alguns meses e atualmente oferta voos nas segundas, quartas, sextas-feiras e nos domingos, às 13h, saindo de Jaguaruna para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com rota inversa nos mesmos dias, às 15h40.
Com o crescimento da procura por voos, principalmente por empresários da região, a Azul planeja retornar com o voo “bate e volta” de Jaguaruna para São Paulo no mesmo dia. A expectativa é que a operação inicie a partir de setembro. Essa é uma demanda antiga do setor empresarial.
Segundo o diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo, as perspectivas de crescimento são positivos para o Regional Sul. “Temos tido um crescimento constante, em torno de 7 a 10% ao mês. As companhias estão voando em média com até 80% da ocupação das aeronaves. Acredito que as pessoas estão mais confiantes com o aumento da vacinação contra a Covid-19”, comenta.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Thiago Vieira, comemorou a evolução do aeroporto. “Estamos reconstruindo a aviação regional, depois de décadas de descaso. Lembro que o Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna estava para ser interditado no final de 2018. A secretaria de Infraestrutura trabalhou muito e agora totalmente regularizado, os resultados aparecem”, afirmou.
Ele ainda destaca que a secretaria está estudando a concessão do Aeroporto para que possa potencializar um terminal cargueiro.
Recentemente o governador Carlos Moisés inaugurou a pavimentação da rodovia municipal Prefeito Inocêncio Tobias Ricardo, que liga Jaguaruna ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. A obra foi realizada pela prefeitura e contou com recursos do governo do Estado, no montante de R$ 8,9 milhões.