Nesta semana os vereadores Júlio Kaminski (PSL), Manoel Rozeng (DEM) e Pastor Jair Alexandre (PL), cumpriram agenda em Brasília tratando sobre assuntos relevantes ao município de Criciúma. Durante a estada no Distrito Federal, os parlamentares visitaram diversos Ministérios apresentando projetos e em encontros com autoridades. A agenda passou pelo Ministério da Cidadania, Ministério da Saúde, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Mulher e Direitos Humanos e visitou deputados federais e senadores.
No Ministério de Minas e Energia os vereadores trataram sobre a Ação Civil Pública do Carvão. “Fizemos algumas visitas muito importantes, com destaque para a ACP do Carvão. Estivemos conversando com o Enir, diretor do Ministério que trata exatamente sobre essa matéria e com o coordenador Daniel, os convidando para participar de uma grande Audiência Pública, onde nós possamos apresentar tudo que já foi feito e o que pretendemos daqui para frente, em parceria com eles e com todas as entidades envolvidas na ACP em Criciúma. É um trabalho interessante, devemos definir metas, prazos, para começarmos a cumprir aquilo que foi determinado em conjunto com o Ministério Público Federal”, declarou Júlio Kaminski, relator da comissão da Câmara Municipal que trata sobre o assunto.
O vereador Pastor Jair, proponente do Maio Laranja, mês de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, destacou a visita ao Ministério da Mulher e Direitos Humanos. “Tivemos reuniões em vários ministérios, estivemos com vários deputados federais, senadores, levando a demanda da nossa cidade, da região sul. Também tivemos uma reunião muito importante com a ministra Dra. Damares. Levamos demandas a respeito da violência contra as crianças, falando sobre as entidades que acolhem essas meninas e meninos da cidade. Conversamos sobre a existência de algum tipo de projeto, recurso ou convênio federal para ampliar esse amparo. Foi muito bom, saímos daqui muito satisfeitos com nossas pautas e reuniões”.
As políticas públicas sobre drogas e saúde mental também ocuparam o tempo dos vereadores na capital. “Nessa ida à Brasília levamos várias pautas relevantes para a cidade. Além das visitas em diversos Ministérios, nos encontramos com diversos deputados federais e senadores para tratar de um assunto muito importante, o PL 399/15, que trata da legalização da Cannabis para fins terapêuticos. Outro assunto importante que tratamos com o Ministério da Cidadania foi com o Dr. Quirino, secretário nacional de Cuidados e prevenção sobre drogas. Tivemos bastante informação, que vamos, com certeza, utilizar na construção da nossa política pública sobre drogas e saúde mental”, comentou Manoel Rozeng, presidente da Frente Parlamentar Sobre Drogas e Saúde Mental.
Os parlamentares retornam para Criciúma nesta sexta-feira após a semana de compromissos no Distrito Federal.