Os formandos da escola municipal Laurita Manfredini Bristot, de Linha Contessi, estão destacados em uma galeria no hall de entrada da unidade escolar. Desde 2005, são 16 turmas de 9º ano e mais de 300 alunos formados.
A diretora, Alessandra Trichês, conta que com a ajuda da professora de Artes, Eduarda Pazini Zilli, registrou a identificação da galeria, e efetuou a colocação dos quadros que estavam guardados na sala de secretaria. “Nossos estudantes possuem orgulho de nossa escola. A escola é considerada rural que atende as comunidades de Linha Contessi, Ponte Alta, Rio Aparecida, Vila São José, Morro do Meio, Nova Esperança, Rodeio d’Areia, Vila Progresso e Morro Azul II, e maioria dos alunos estudam desde o pré. Dificilmente mudam de escola. Formam amizades, criam elos, e através da galeria marcamos estas pessoas que tiveram um período importante de suas vidas dentro dos muros desta escola”, destaca a diretora Alessandra.
Para a secretária de Educação, Drª Elizete Possamai Ribeiro, é importante valorizar a memória afetiva escolar. “São registros históricos e muitas vezes um filho, um neto, poderão se orgulhar de estudar na mesma escola que seus familiares, ou poderem compreenderem o processo de suas comunidades”.
O prefeito, Sandro Cirimbelli, parabeniza a iniciativa. “É preciso além de ofertar um ensino de qualidade, cuidar dos detalhes e humanizar o espaço em que tanto convivem diariamente a comunidade escolar”. O vice, Osvaldo Fávaro, concorda com a preocupação em humanização e qualificação andarem juntas.