Departamento de Educação de Maracajá organiza atos cívicos
Pelo segundo ano consecutivo, Maracajá, não terá o tradicional desfile de 7 de setembro. O Governo de Maracajá, por meio do Departamento de Educação e Cultura, já definiu a programação nas três escolas municipais.
Segundo o diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, o Chicão, a Administração, juntamente com o departamento optou por não realizar o Desfile de 7 de Setembro e seguir com o Plano Municipal de Contingência contra a Covid-19, fazendo apenas atividades nas escolas. “Mesmo sem o desfile, optamos pelas atividades individuais nas escolas para manter na memória dos alunos a importância deste fato histórico. Além disso, nosso objetivo enquanto educadores é incentivar o patriotismo e a formação da cidadania”, disse.
O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila, enfatizou que mesmo com o avanço da vacinação no município, optou por seguir a grande maioria das cidades do país, não colocando em risco os estudantes e a população. “Assim que voltar à normalidade, essa e outras celebrações serão realizadas conforme a tradição municipal”, disse.
Programação
A Escola Municipal Maria Libânia Machado abrirá as atividades alusivas à Pátria, às 8h15min. Logo depois a Escola Municipal Eulália Oliveira de Bem e finalizando a manhã na Escola Municipal 12 de Maio. No período da tarde o início está marcado para 13h15min, com previsão de término às 17h.
Na ocasião, será feito o hasteamento da bandeira do Brasil, execução do Hino Nacional e do município de Maracajá. Haverá ainda pronunciamento do prefeito Anibal Brambila e do diretor de Educação. A Fanfarra Municipal de Maracajá, sob a direção do professor Paulo Ferreira, se apresentará em todas as escolas. E terá ainda apresentações como música, danças e declamação de poemas.
Atividades no CEI
No Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha as atividades estão sendo realizadas desde o início da semana, onde os professores trabalharam a temática da Pátria. “Teve contação de história com fantoches, construção e apresentação da bandeira do Brasil, apresentação do hino. Já na véspera do 7 de Setembro, vamos reunir as crianças maiores para cantar o hino nacional”, detalha a diretora do CEI, Rejane Pereira dos Santos.