Professoras das escolas da Quarta Linha se classificam para etapa estadual da 7ª Olimpíada da Língua Portuguesa
As professoras Angela Selma Venson da EMEB José Rosso, e a professora Patricia Torres Teixeira da EEB João Dagostim estão representando Criciúma na 7a Edição da Olimpíada da Língua Portuguesa, com o tema “Escrevendo o Futuro”. O resultado na classificação foi apresentado na última terça-feira(30/08), por uma comissão formada pela Secretaria Municipal de Educação, e Coordenadoria Regional.
Angela comenta que, esta é a segunda vez que participa da Olimpíada de Língua Portuguesa, que antes premiava o aluno. Devido à pandemia, este ano a Olimpíada tem como foco o relato de prática do professor, e a premiação será também para toda a turma. “A avaliação é feita pelo texto do docente que conta a trajetória de todo o trabalho, dois textos de alunos selecionados para representar a turma, e o registro de um momento marcante das atividades. O título do meu relato é “Do legado de memória ao relato de Memórias” que conta sobre minha profissão ser graças as histórias que minha mãe contava de ter sido professora por algum tempo, mas que não pode ter dado continuidade a este sonho porque mulher era educada para cuidar dos afazeres domésticos. E graças a esse legado que pude realizar o trabalho e o relato para a Olimpíada”, comenta ela.
A professora explica que, durante as aulas, foram trabalhados vários textos de Memórias Literárias e com os recursos linguísticos que compõem a produção deles. Os alunos entrevistaram seus conhecidos, e a partir disso produziram seus textos literários. “Eu entrevistei minha mãe, Silésia da Silva Venson, que mora na Quarta Linha desde sua infância e reside ao lado da Escola José Rosso, onde eu também morei por muitos anos. Também escrevi as Memórias dela e li para ela junto com meus alunos. Foi uma experiência indescritível e emocionante”, relata Angela. Os alunos escolheram os textos das colegas Clara Lima e Lívia Lima para representar a turma 601, que foram publicados em no site joserossolinguaportuguesa.weebly.com para eternizar as belas histórias.
“O momento que a direção e eu contamos aos alunos sobre a classificação foi comovedor e de muita empolgação, todos vibrando. Sou muito grata pelo empenho e carinho de meus estudantes. Sem o interesse deles por tudo que foi feito, não seria possível um significativo trabalho tão cheio de afeto.
Sempre sonhei em ser professora da Escola José Rosso, ter sido selecionada no município e representá-la na etapa estadual é uma grande honra”, conclui a professora.
A professora Patricia Teixeira, escolheu a turma 303, do terceiro ano do ensino médio, para trabalhar o gênero artigo de opinião. “Conversei com a turma e eles aceitaram participar. Planejei algumas aulas com o objetivo de conhecer os costumes da comunidade e deixá-los mais informados a respeito do lugar onde vivem. Foi bem interessante participar, e percebi muitas mudanças nos alunos e na escrita dos textos”, afirma ela.
A próxima etapa classificatória será comunicada pelos organizadores.